terça-feira, 29 de julho de 2014

O que fazer quando você não gosta da Bíblia

Eu não gosto dessa parte da Bíblia.

Isso é o que o líder do grupo da comunidade com quem trabalho me contou sobre uma passagem da Escritura que havia estudado em seu grupo essa semana. Eu sorri quando ele me disse isso e pensei em todas as vezes que eu tinha encontrado algo na Bíblia que inicialmente me irritou. Todos nós já tivemos aqueles momentos em que na leitura da Bíblia, o que lemos não é apenas difícil de entender, mas difícil de gostarmos.

A Bíblia é a Palavra de Deus e confronta cada cultura e pessoa em diferentes pontos da nossa fragilidade e pecado. Estes são grandes momentos para o nosso crescimento espiritual, no entanto, eles nos permitem realmente crescer amor e adoração se não desperdiçá-los, decidindo simplesmente ignorar essa parte da Bíblia ou minimizá-lo. Não seja um cristão que pensa que você pode apenas dar peso às "letras vermelhas" de Jesus e ignorar as palavras de Paulo, inspiradas Espírito Santo.
Então o que devemos fazer quando nos deparamos com essas passagens e partes da Bíblia que parecem ser difícil para nós abraçarmos? Aqui estão algumas coisas que eu falei com o meu amigo sobre isso:

1. ALEGRAI-VOS!

Se você se deparar com algo que você não gosta, isso provavelmente significa que você está lendo a Bíblia corretamente. Se você ler a Bíblia e você nunca encontrar qualquer coisa que mostra que você está no caminho errado, então algo está errado.
Eu tive um professor uma vez que abordou um tema controverso, em seguida, disse que a bíblia queria dizer algo diferente sobre isso. Enquanto isso parece ser uma atitude conciliatória, na verdade revela uma falta de vontade de querer estar de acordo com o que Deus ama e nos diz em sua palavra. Estamos todos propensos a isso e precisamos lembrar que a Bíblia não é apenas um livro a ser estudado, mas para transformar-nos de modo que nós amamos o que Deus ama e odiamos o que Ele odeia ( Ps. 97:10 ).

2. ESTUDe

Certifique-se de que você está lendo e interpretando essa passagem da escritura corretamente. Será que ele realmente quer dizer o que você acha que é? Obter um bom estudo da Bíblia, também, e aprofundar. Quanto mais estudamos a Bíblia e entendermos toda a história da Bíblia, mais aprendemos a ver que as peças que pareciam difíceis de entender por conta própria fazem muito mais sentido dentro do contexto de toda a Bíblia.

3. OBSERVe

Às vezes nos esquecemos de que a nossa cultura e vidas não são normais, que as coisas não são do jeito que deveria ser na concepção pretendida de Deus para a criação, na verdade, normal e bom. Esteja disposto a olhar para a sua visão de mundo, a cultura e os valores em torno de você e entender que só porque eles são o que você está familiarizado, isso não os torna certo ou bom. Esteja disposto a ver que eles que chamam partes da Bíblia antiquada, ultrapassada, fora de moda ou algum outro pejorativo que tenta minimizar a sua importância, a partir de uma cultura que, como a nossa, nos EUA, não é tão velha, ou mesmo que, historicamente credível.
CS Lewis alertou sobre como muitos em nossos dias de hoje sofrem de "esnobismo cronológico," a crença de que só porque algo é mais recente ou moderno, deve ser melhor do que o que veio no passado. Mantenha os olhos abertos para isso ao estudar a Bíblia.

4. PERGUNTE NA COMUNIDADE

Por que você não gosta deste comando ou ensinamento?Existe algo em seu passado, cultura ou ações atuais que podem te fazer resistir de querer abraçar esse ensinamento? Quem tem autoridade final em sua vida? A Bíblia? Ou existem outras fontes de autoridade em que você dá o mesmo peso?
Muitas destas questões pode ser uma mudança de vida, se perguntar-lhes com um coração humilde  diante de Deus e na comunidade. Quando fazemos isso, estamos dando acesso a Palavra de Deus para lidar com as partes da nossa vida que realmente vai nos ajudar a crescer e mudar. Não tenha medo de fazer isso. Não importa o que o Espírito Santo nos convence do ou confronta-nos no meio de sua Palavra, ele também fornece ricamente a graça e o poder de mudar através da vida e morte de Jesus.

5. ORE

Peça a Deus para mudar seu coração e desejos. Ele pode estar no processo de libertar você de um falso ídolo, vicio, ou atitude que precisa ser ajustada. Deus lhe dará a fé que você precisa para mudar (2 Ts. 1:03 ).

Ryan Kerns


 Publicado em: 


TRaduzido por Jéssica Figueredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário