quarta-feira, 23 de julho de 2014

Davi, Golias e a Menção do DEUS Vivo

E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.
E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.
Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

1 Samuel 17:23-26

Antes que se delongue nas linhas desse texto preciso ser sincero com você caro leitor, não vai se tratar de um texto de alto-ajuda, nem mesmo uma palavra de ânimo para vencer problemas aparentemente invencíveis. Porém, facilmente se alegrará em meio a qualquer problema se conseguir enxergar a forma majestosa desse DEUS VIVO que Davi mencionou.

O Contexto acima nos remete a o período do 1 rei de Israel, período do reinado e Saul.

Dentro da cronologia do livro que vem desde Samuel como juiz, a reivindicação do povo pelo a designação de um rei em semelhança as nações vizinhas, a inserção de Saul como primeiro rei de Israel e o início do declínio do seu reinado. O livro segue com uma quebra na narrativa para a inserção daquele que seria o maior rei de Israel. Após Saul ter desagradado a Deus oferecendo sacrifícios reprováveis, 1 Sm 13.8, ter desobedecido a ordem do SENHOR na guerra contra os Amalequitas, 1 Sm 15.1. O SENHOR claramente fala a Samuel sobre a reprovação do Reinado de Saul:  Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? 1Sm 16.1

O SENHOR manda que Samuel vá a Belém a fim de oferecer sacrifícios a ELE e com a missão de ungir Davi como próximo rei daquela nação.

Samuel ao encontrar com Jessé, e após está junto a alguns dos seus filhos, olha para Eliabe e pensa ser ele aquele que o SENHOR havia mandado ungir, mas a voz do SENHOR logo vem dizendo que não seria ele. Dentre os sete irmãos Samuel não achou aquele que iria a ser o escolhido por Deus, mas fica sabendo por Jessé que inda restava um dos seus filhos que estava apascentando ovelhas e logo manda chama-lo.

A história segue com Davi sendo ungido por Samuel e Saul mandando o exército para atacar os filisteus. Porém, antes do início da batalha Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.

Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil ciclos de bronze. E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros.

E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro.
parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.

O texto citado no início faz referência a esse período, Davi ouvindo que o exército temia um único homem fala: Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

Certamente podemos enxergar como Davi confiava no seu exército? Não! A menção de um único nome fazia Davi ter plena certeza da vitória, Davi foi rude ao proferir essas palavras: quem é esse que pensa que pode alguma coisa contra o Deus vivo? Davi tinha plena confiança na força do seu Deus, a menção de qualquer um que viesse a querer se sobrepor ao Nome dEle fazia Davi ficar enfurecido.

Davi nos oferece uma das mais preciosas lições nessa pequena porção da palavra de Deus:

Comece a enxergar Deus não como última solução para seus problemas, mas testemunhando que Dele é o poder a gloria e a majestade. O Veja como aquele a qual não pode existe afronta, ELE é o todo poderoso. Enxergue-o como um DEUS vivo e saia para a batalha afim de não conseguir gloria para você, mas para se juntar a Davi e dizer: Que toda a terra saiba que há Deus em Israel.


 A História segue com ênfase no poder de Deus quando Davi vai enfrentar Golias, mas a lição já pode ser extraída dessas palavras de Davi: Quem é este, para afrontar o exército do Deus vivo?

Walber Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário