segunda-feira, 23 de junho de 2014

Preparando o Coração para a Adoração

Trecho do livro” Cinco Coisas que o todo Cristão Precisa para Crescer” de R.C. Sproul

É muito importante que tenhamos tempo para preparar o nosso coração para adorar a Deus antes de pôr o pé no santuário na manhã de domingo.  Deus deixou isso claro em meio às circunstâncias impressionantes da promulgação da lei em Êxodo 19. Deus chamou o povo para se preparar para entrar em Sua presença, ou para se achegar em Sua presença, mas na verdade não para a montanha onde ele iria falar com Moisés.

 “Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.” (Êxodo 19:10-11)
Deus queria que o povo de Israel, antes que se achegassem, se preparassem  para se encontrar com ele.

Em nossa igreja, o culto começa às 10:30. Às 10:20, desligamos as luzes e começamos o prelúdio. Este é o sinal para o nosso povo  começar a se preparar para a adoração. Em contraste, Deus deu a Israel dois dias para se preparar. Ele exigiu que eles fossem consagrados e que lavassem suas roupas. Estas preparações foram adequadas para o que estava prestes a acontecer. Se eu disser à minha congregação que em três dias Deus irá aparecer visivelmente e que Ele queria que eles lavassem suas próprias roupas para a ocasião, tenho certeza que eles iriam o fazer. Isso parece ser um requisito insignificante para o grande privilégio de estar na presença física de Deus.  Êxodo 19:14 nos diz que Moisés fez exatamente o que Deus ordenou; Ele desceu, e santificou o povo. As pessoas também obedeceram, lavando suas roupas. Eles tomaram tempo para se preparar para a adoração. Nós devemos fazer o mesmo, ao ler a Palavra de Deus e orar por sua ajuda para adorá-Lo corretamente.

Parte de nossa preparação para o culto deve ser lembrando-nos de que Deus é o santo Senhor soberano. Voltando à Êxodo 19, lemos no verso 16:

“E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.

Quando a trombeta soou e chegou o momento para o povo de Israel  se aproximar de Deus, todas as pessoas no arraial tremeram. Infelizmente, algumas pessoas não respondem mais a Deus em adoração dessa forma. Muitos se esqueceram de como é tremer  diante dele, pois não o consideram santo. Quão diferentes seriam suas respostas se eles pudessem vê-Lo como Ele se revelou aos israelitas:

E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.”

Êxodo 19:17-18

A todo momento Deus convidou o povo "Chegai-vos a mim." Mas esse convite foi limitado pelo que Deus disse após a morte de Nadabe e Abiú: ". 'Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei”. Somos ordenados por Deus para entrar em Sua presença, para aproximar-se Dele. Não só isso, devemos chegar com confiança à Sua presença, como Hebreus 4:16 deixa claro. Mas há uma diferença entre o que vem com confiança na presença de Deus e o que vem arrogantemente. Quando chegamos confiantemente à Sua presença, ao se aproximar de Deus, devemos sempre lembrar de sua santidade.

Devemos lembrar também que não temos o direito de vir à presença de Deus por nós mesmos. Nenhuma preparação que nós possamos fazer é suficiente para nos fazer dignos disto.

Disponível no site http://www.ligonier.org/blog/preparing-your-heart-worship/
 Acesso em: 23/06/2014

Tradução Thiago Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário