sexta-feira, 7 de março de 2014

Qual a Importância de se Falar sobre Pecado?

Às vezes tenho a impressão que as igrejas que não falam sobre o pecado, não entendem a seriedade que ele representa. Suponho que o motivo pelo qual eles não citam tal assunto é porque não conhecem a Santidade de Deus. Deus é totalmente santo, e como santo não tolera um pecado sequer. Em toda a escritura, é mostrada a figura de um Deus três vezes Santo, e que não pode se relacionar com pecadores. Enquanto nós comparamos nossa justiça com a de outro homem, somos tendenciosos a nos achar justos, santos, merecedores de honra e etc. Mas quando confrontamos nosso pecado com a Santidade de Deus entramos em desespero, e tudo que conseguimos dizer (quando conseguimos dizer algo...) é: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! "Isaías 6:5

Jó apelou várias vezes, durante suas perdas, para sua Autojustiça, chegando até mesmo a questionar Deus em seu juízo. Jó olhava para os outros homens e se via reto. E de certa forma ele tinha razão. Ele era o homem mais reto da face da terra. Mas Deus usou de sua soberana providência fazendo com que Jó, ao longo de seu sofrimento, olhasse para Deus e visse que diante de Deus não há um justo sequer. E que ele necessitava de um mediador, de alguém que o justificasse.  Enquanto Jó olhava para os homens ele sentia-se digno, mas quando Jó viu a santidade de Deus ele percebeu o quão miserável ele era, que estava perdido, que não poderia contemplar á um Deus santo sem que houvesse alguém para fazer a mediação. Que diante do justo juiz, ele precisava de um advogado não só a altura, mas das alturas. Só ai ele pôde contemplar a figura do seu Redentor, que por fim se levantaria sobre a terra.

É somente quando nós enxergamos a Santidade de Deus que podemos ver nosso pecado como ele realmente é. E vemos que estamos totalmente destituídos da presença favorável de Deus. Diante de todo esse cenário a figura de Cristo aparece de forma totalmente essencial para intermediar esse relacionamento. Que só o Filho de Deus, em sua encarnação, sua vida perfeita, sua morte e ressurreição pode nos dar aceso ao Pai. Que fora de Cristo estamos debaixo da ira divina.

Cristo só será precioso para nós, quando entendermos o quão pecadores nós somos. O sacrifício do cordeiro imaculado só é necessário para um povo que tem consciência de que pecou contra Deus. Sem a noção de pecado a propiciação e a expiação não fazem o menor sentido. Por que é necessário falar sobre pecado? Porque quanto mais pecadores nós nos vermos, maior vai ser nosso apego á Cristo. Quanto mais indignos, impuros e fracos nos vermos, Cristo será infinitamente mais digno, puro e poderoso.  Por isso devemos falar sobre o pecado, para que a cada dia nos quebrantemos nos despindo de nossa autojustiça, para glorificar cada vez mais aquele que nos salvou. Que prossigamos em nos humilhar de maneira que toda honra e glória seja dada a Jesus Cristo nosso Senhor!

Guilherme Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário