sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Uma Reflexão para Mães e Filhos


A família exerce uma influencia imensurável na formação das pessoas, em virtude de ser responsável pela educação mais básica e os passos iniciais de camadas muito profunda da cosmovisão. Neste aspecto, dentro do contexto familiar, a figura materna recebe uma notável importância, pois tem o dever de estar muito próxima dos filhos nos momentos iniciais e mais marcantes de sua jornada nesta terra.

Grandes homens da história atestaram a benéfica influência de suas genitoras, e não só nos aspectos educacionais, mas principalmente espirituais, como no notório exemplo da mãe de Agostinho que orou por anos a fio pela conversão do filho, que passou de um libertino para uma das lideranças mais importantes do Cristianismo.

Mas a reflexão proposta neste texto tem por base as palavras de GREGÓRIO DE NAZIANZO(Pai da Igreja) sobre a piedade sua mãe:

"Ela foi uma esposa segundo o desejo de Salomão; em todas as coisas sujeita a seu esposo segundo as leis do matrimônio, não se envergonhou que ele fosse seu mestre e líder na verdadeira religião.

Ela solucionava o difícil problema de unir a mais elevada cultura, especialmente no conhecimento das coisas divinas e o estrito exercício da devoção, com o cuidado prático de sua casa.Se ela era ativa em sua casa, era como se nada conhecesse dos exercícios da religião; se ela se ocupava de Deus e do seu culto, era como se fosse estranha a cada ocupação terrena: ela era tudo em todas coisas.

As experiências tinham instilado nela a livre confiança nos efeitos da oração; por isso ela era mui inteligente nas súplicas, e por meio das orações superava até mesmo os sentimentos mais profundos da tristeza que lhe sobrevinha e dos sofrimentos dos outros. Por esse meio ela tinha atingido tal controle sobre seu espírito, que em cada dor que encontrava, nunca emitia sequer um tom queixoso, sem antes render graças ao Senhor."

Em um resumo rápido identificamos características valiosas nesta mulher de Deus: submissão, integridade nos deveres domésticos e no culto à Deus, vida de oração e um espírito grato e permeado de contentamento.

Tais atributos influenciaram o seu esposo (que era um bispo herege antes de conhecê-la, mas tornou-se ortodoxo), e principalmente seu filho, o mais notável entre os pais capadócios, um grande teólogo do Século IV, proeminente no concílio de Constantinopla.

Mulheres piedosas são instrumentos de Deus para preparar filhos para um caminho de fidelidade a Deus e ao seu evangelho.
Precisamos de mais mulheres assim.
E consequentemente de mais filhos que honrem este exemplo virtuoso.

Rodrigo Ribeiro
Facebook: https://www.facebook.com/rodrigo.ribeiro.14811

Graças a Deus reconheço estas virtudes na minha mãe: Rosilda Barros Ribeiro.
Que Deus me conceda a graça de honrar seu legado.

Te amo gata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário