terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O Dia do Senhor. Uma Breve Reflexão.

O filme Carruagens de fogo conta a história da Equipe de Atletismo Britânica que foi aos jogos olímpicos de 1924 em Paris. Entre eles estava o missionário presbiteriano escocês Eric Liddel. No dia do embarque pra Paris, algo inusitado acontece. Um repórter pergunta a Liddel como ele está preparado para as eliminatórias dos 100 m no próximo 6 de julho, um... DOMINGO? Ao saber disto, ele entra em crise, pois o desejo e alegria de correr entram em confronto com a guarda do Dia do Senhor. O que Eric fez? Deus antes do Rei.

O que aconteceu? Um atleta cedeu lugar a Eric na prova dos 400m, que seria na terça. Eric simplesmente venceu a corrida e ainda de quebra estabeleceu o novo recorde mundial da prova.

Nós temos esquecido este mandamento tão importante da Palavra de Deus e temos vivido como se Deus não se importasse com isto. Ele se importa e muito, a ponto de este ser parte do decálogo. (Ex 20) Instruções claras que Deus deu a seu povo.

Por que guardar o domingo e o santificar? Por que não é qualquer um que está mandando. É o próprio Deus, que nos livrou do pecado e nos chama para sermos santos. (Ex 20.1)

Como guardar o dia do senhor?

Para termos uma visão adequada do Santo descanso no Dia do Senhor, precisamos ter uma visão adequada do trabalho, que também é ordenado, quando Deus diz "seis dias trabalharás". Deus fez o mundo em seis dias e no sétimo descansou (cessou a obra da criação). Isto nos dá a visão que devemos ter do trabalho. Deus criou todas as coisas para a sua lória. Devemos trabalhar para a sua glória.

Mas há também o mandamento do descanso (Ex 20.10). Quando guardamos o sábado confiamos na santa providência de Deus. Dele vem o nosso sustento. Não precisamos, para viver dignamente aqui, nos forçarmos a trabalhar e cuidar dos afazeres comuns no domingo e nem estudarmos, senão as Santas Escrituras. Nós temos seis dias para cuidar dessas coisas. Mas o domingo é o santo descanso do Senhor. Quando fazemos isto deliberadamente, estamos dizendo que não confiamos em Deus para nos prover o sustento ou para fazer sua vontade de nos dar a aprovação num concurso ou vestibular. Ou seja, profanamos o Santo Nome do Senhor e oramos o Pai Nosso em vão.

Quando guardamos o Dia do Senhor, valorizamos o sacrifício de Cristo no Calvário e testemunhamos que nEle encontramos descanso para a nossa alma. Sendo assim, quando , deliberadamente, não guardamos o Dia do Senhor, profanamos o sacrifício de Cristo e não testemunhamos aos ímpios da grande salvação que nos alcançou. O próprio Jesus guardava o Dia do Senhor, como de costume, segundo Lc 4 estava sempre na sinagoga a pregar ou estudar as Escrituras.

O Dia do Senhor não deve ser guardado por legalismo ou mero exercício religioso, mas com alegria.

Ao ordenar as festas que o seu povo devia fazer, Deus começa com o sábado, o santo dia do senhor (Êx 20). Que Deus nos dê uma coração que ame o Dia do Senhor e que vivamos este dia intensamente e com o coração alegre, pois é ordem de Deus o festejarmos. Que não seja um peso, um enfado ou mero exercício religioso, mas uma expressão de confiança no nosso Deus.


No domingo da corrida, o que Eric Liddel fez? Eric estava na igreja pregando a Palavra de Deus (Is 40) . Recorde mundial. O que o motivou? A FÉ e a OBEDIÊNCIA a Deus.

Presb. Cícero da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário