sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Existe um Segundo Batismo?

A Bíblia é muito clara nesse sentido: "há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Efésios 4:5)


Mas em alguns círculos evangélicos é ensinado uma dualidade de batismos, sendo o primeiro nas águas, e o segundo no espírito, uma experiência mais profunda. Tal doutrina encontra seu amparo no livro de Atos, o que em si já merece uma severa reflexão pois trata-se de um livro histórico, e a boa hermenêutica nos alerta ao perigoso fato de confundir narrativas históricas inspiradas com orientações diretas para a igreja e sua conduta.

Nos relatos do livro de Atos vemos a descida do Espírito (cap. 2), depois observamos em Atos 8 o Espírito descendo sobre os homens de Samaria que ainda não haviam o recebido, e por fim em Atos 10 presenciamos o Espírito descer sobre os gentios representados por Cornélio.

Estes textos apresentam a promessa do Espírito sendo manifesta, e a descida segue o exato percurso das Palavras de Cristo "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". (Atos 1:8).

Não se pode asseveram a veracidade de uma doutrina nestes textos, eles são específicos para uma época de transição da velha para a nova aliança, ainda existiam pessoas batizadas em Cristo mas que ainda não tinham recebido o Espírito (vide samaritanos), mas ISTO NÃO OCORRE MAIS. Quando nos batizamos nas águas, se aquilo de fato revela a realidade de nossos corações, também atestamos que já temos o Espírito Santo. Não há outro batismo, tão pouco uma segunda experiência.

E se assim fosse, como explicar o caso de Cornélio? Ele foi batizado primeiramente no Espírito e somente depois nas águas. Qual seria o segundo batismo? Se for na ordem cronológica temos aqui um imenso furo na doutrina do segundo batismo? Exato! Leias as Escrituras:

Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.
Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios,
pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus. A seguir Pedro disse:
"Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós! "
Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Depois pediram a Pedro que ficasse com eles alguns dias.

Atos 10:44-48

Uma correta interpretação das Escrituras é o antídoto para esta concepção equivocada: só há um batismo e todos que são batizados em Jesus também o seu no Espírito. Eles andam em unidade. Não pretenda criar uma contenda ou partidarismo na trindade. 

Deus os abençoe.


Rodrigo Ribeiro
Facebook: https://www.facebook.com/rodrigo.ribeiro.14811


Nenhum comentário:

Postar um comentário