quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O Homem Abençoado

Nos últimos dias tenho aprendido bastante sobre masculinidade bíblica e tenho percebido o quão alto é o padrão de Deus para os Seus filhos homens. É necessário de nós que além de trabalharmos duro, sejamos capazes de edificar uma família e lidera-la diante de Deus. Tarefas que por natureza já não são fáceis, mas que se tornam ainda mais árduas em consequência do pecado que não apenas atuam em nossa vida, mas marca a sociedade na qual estamos inseridos. Buscar viver de acordo com a Bíblia em uma cultura consumista e pornificada é um grande desafio!

Em minha busca pela masculinidade bíblica tenho experimentado a grande alegria de viver exatamente aquilo que Deus me planejou para viver e isso é algo que traz grande contentamento e satisfação. Mas confesso, que isso nem sempre tem sido algo fácil e as pressões da sociedade às vezes parecem me esmorecer. É o medo de não conseguir um bom emprego após a faculdade, de não encontrar a pessoa certa para casar, de um dia fracassar como marido e pai, de não cumprir a vocação que Deus me entregou... Enfim, são muitas as situações que tentam me impedir de continuar buscando o padrão que Deus estabeleceu para mim como homem em Sua Palavra. Mas em meio a isso tudo, descobri no Salmo 128 um conforto e tranquilizante, me assegurando um futuro certo de acordo com a vontade de Deus.

“Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!
Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.
Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.
Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!
Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida,
e veja os filhos dos seus filhos.  Haja paz em Israel!”
Salmos 128:1-6

Esse Salmo fala exatamente sobre o que acontece com as pessoas que temem ao Senhor e andam em seus caminhos, especialmente os homens e a meu ver é o padrão perfeito de um homem realmente bem sucedido.

Primeiro, o autor do Salmo diz que o homem que teme a Deus comerá do fruto do seu próprio trabalho e será próspero. Não, isso não é uma garantia de que todos os homens que temem a Deus serão ricos ou que não enfrentarão problemas financeiros. Mas assegura eles serão capazes de viverem e sustentarem suas famílias a partir do seu próprio esforço, cumprindo assim o dever do homem de trabalhar como estipulado pelo próprio Deus no livro de Gênesis. Além disso, ele nos assegura que seremos felizes. Sim, a felicidade é uma consequência de vivermos a nossa masculinidade de acordo com o que a Bíblia diz, incluindo trabalhar, mesmo sendo essa uma tarefa bastante árdua após a Queda. Isso contradiz totalmente o ideal do mundo, segundo o qual, homens bem sucedidos são aqueles que trabalham pouco, mas tem muito dinheiro. Essa é uma prova de que o sonho de ganhar na loteria para nunca mais trabalhar não traz alegria de verdade, tampouco a satisfação de ser um “macho bíblico”.

Logo em seguida, o autor fala sobre a alegria da família. Nada mais completa um homem do que uma mulher – é claro que há algumas poucas exceções. Há uma necessidade intrínseca a nós homens de sermos líderes, de buscarmos uma companheira e junto com ela edificarmos uma família. Entretanto, por causa do pecado nem sempre conseguimos assumir o nosso papel de liderança da forma correta, do mesmo modo, nem sempre as mulheres conseguem ser submissas a seus maridos, o que acaba levando ao fim muitos casamentos. Entretanto, a promessa desse Salmo é de que o homem que teme a Deus terá uma família abençoada, na qual ele consegue cumprir o seu papel de provedor do lar e sua esposa reconhece o seu lugar de auxiliadora e assim como uma árvore que gera bons frutos, consegue dar à luz a muitos filhos, formando assim a família da aliança. Ao mesmo tempo, salienta que o verdadeiro homem não aquele que “conquista” mais mulheres, mas sim aquele que consegue escolher uma única mulher e ser fiel ao seu lado pelo resto da vida.

Por fim, essas bênçãos que se iniciam no lar abrangem a Igreja e trazem bênçãos para toda a nação. É por isso que o salmista ora para que Deus abençoe Sião, haja paz em Jerusalém e as gerações futuras sejam prósperas. Ele entende que a verdadeira masculinidade é um legado precioso e por isso anseia para que a sua nação como um todo e as próximas gerações experimentem tais bênçãos.

O que mais gosto nesse Salmo não é porque ele simplesmente garante um futuro certo àqueles que decidem viver a verdadeira masculinidade bíblica, mas também estabelece o que realmente significa ser um homem de acordo com a vontade de Deus. Ele reitera o mandato de Gênesis de que o homem deve trabalhar e liderar uma família. Ao mesmo tempo em que termina apontando para uma outra característica de um verdadeiro homem: o apreço pela oração. O verdadeiro homem de Deus é homem que ora por sua família, pelos seus descentes, pela Igreja e pela sua nação.

Temos vivido em nossa sociedade uma verdadeira crise de hombridade e é por isso, que mais do que nunca precisamos ser verdadeiros “machos bíblicos”. Essa não é uma tarefa fácil, mas não é em vão e é a única forma de sermos verdadeiramente felizes e satisfeitos. Em meio às dificuldades podemos ter certeza de que não estamos sozinhos e de que a própria Palavra de Deus nos assegura um futuro bem sucedido de verdade. Que o Salmo 128 nos encoraje a sermos aquilo que a Bíblia nos manda ser.

Igor Sabino

Nenhum comentário:

Postar um comentário