terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O Deus que Retribui em Secreto X O "deus" que Retribui em Curtidas

A nossa geração e as suas redes sociais tem algumas características bem peculiares, como por exemplo a ultra exposição da vida particular e a busca por aprovação social através de curtidas e compartilhamentos no Facebook. Nisto todos estamos inclusos, desde a jovem de 14 anos que posta foto fazendo biquinhos, até o preletor de 60 anos que posta fotos de eventos que participa. Todos nós, a sua maneira, estamos participando da maratona de curtidas.

No entanto a forma é nova, mas a inclinação sempre existiu, e faz parte de nossa natureza. É exatamente sobre isto que Jesus nos alerta em Mateus 6. Ele nos apresenta algumas recomendações bem específicas sobre a questão da publicitação das condutas espirituais. Em resumo ele nos oriente sobre:

01. OBRAS SOCIAIS: Quando fizermos nossos atos de justiça, obras sociais e de caridade, devemos fazer com discrição, sem objetivar holofotes, pois se queremos atenção a receberemos e esta será nossa recompensa. Mas se queremos agradar a Deus o faremos em secreto, e em secreto ele nos recompensará. (v. 1-4)

02. ORAÇÃO: Quando orarmos também devemos fazer de forma reservada e discreta, no nosso quarto em secreto, e assim Deus nos responderá. Aqueles que oram à vista de todos também receberão suas "curtidas" e esta será suam recompensa. (v. 5-6)

3. JEJUM: O mesmo se aplicar á outro exercício espiritual, a prática do jejum. Quando o praticamos não devemos nos esforçar para que os homens percebam em nossos rostos o nosso sofrimento, e o sacrifício decorrentes do Jejum. Pelo contrário, devemos ter uma aparência de ânimo e disposição para servir. (v. 16-18)

O que estas passagens nos ensinam? Certamente precisamos avaliar nossas ações e motivações. Nosso coração é tão corrupto que pode facilmente desvirtuar até mesmo as práticas mais louváveis de um cristão, como a oração, o jejum e as obras de justiça. Precisamos vigiá-los, e se o fizermos, certamente, iremos abrir mãos de muitas postagens lícitas, mas que no fim das contas alimentam vaidades e orgulhos incompatíveis com a santidade que devemos almejar. 

O nosso Deus não nos retribui com curtidas, pelo contrário, Ele nos orienta inclusive que aqueles que desejam viver de forma piedosa serão perseguidos por causa da justiça. Ele nos retribui em secreto e é assim que devemos andar. Mas isto não significa que devemos nos abster de redes sociais, pois elas em si mesmo não representam mal algum. Devemos tão somente por sempre à prova nossas motivações: qual é o meu desejo mais nesta postagem? Elevar minha reputação de piedade ou glorificar a Deus pela milagre que ele fez em usar um pecador tão miserável na sua obra? 

Sondemos o nosso coração e busquemos cada vez mais este Deus que nos abençoa em secreto.



Rodrigo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário