terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Motivados pela ALEGRIA

Obter a alegria não é fácil. Todos nós passamos por dificuldades, tristezas, perdas, e parece impossível obter uma felicidade genuína que seja maior que tudo isso. Da mesma forma, Jesus sofreu na terra para obter alegria. A Bíblia mostra que “Em troca da alegria que lhe estava proposta, [Jesus] suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra de Deus” (Hb 12.2)’. Foi necessário ele enfrentar o caminho do calvário para experimentar a alegria.

            Que alegria era essa que Jesus esperava receber, e que por conta dessa alegria suportou a cruz? A alegria de se reunir novamente com o Pai após a ressurreição; a alegria de vencer o pecado, a morte, o diabo, visto que “despojando os principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz’’; a alegria de ser exaltado sobremaneira por Deus, tendo o nome acima de todo o nome; A alegria de obter novamente a glória divina, retornando à destra de Deus. Além disso, ele viu que ao ressurgir dos mortos, reuniria muitos seguidores, que o louvarão eternamente dizendo “Digno é o Cordeiro que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória e louvor’’. Enfim, como disse um teólogo dos nossos dias : A alegria foi o poder que motivou Jesus a levar a sua cruz.

            O mais incrível disso tudo é que Jesus não entrou na mais perfeita alegria e nos deixou na angústia. Ele, por outro lado, disse: “Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo’’ (Jo 15.11). Os que confiam em Jesus como Senhor e salvador de suas vidas regozijarão com a mesma alegria dele.

            Porém, o caminho para nós também não é fácil. A vida cristã exige entrada por uma porta estreita e um andar diário num caminho estreito. O caminho cristão não é um caminho intermediário entre dois extremos, e sim um caminho estreito entre dois precipícios. O próprio Jesus nos alertou: “No mundo, tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” e "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. É árduo, mas como a esperança da alegria proposta deu a Jesus força para suportar a cruz, a esperança da alegria que nos está proposta nos capacita a sofrer com ele.
           
          “Bem-aventurados sois, quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande é o vosso galardão nos céus” (Mt 5.11,12) Na cruz de Cristo, nossa alegria foi comprada, e hoje sofremos, padecemos, morremos a cada dia para nós mesmos e para o pecado, mas nossa recompensa será nos deleitar em Deus com a mesma alegria que Jesus tem em seu Pai. Um dia, o pecado será definitivamente deixado para trás, o mal será extinto, e não haverá mais lágrimas, tristezas, dores, tentação ou morte. Serviremos eternamente a Cristo, reinaremos com Ele no firmamento de Sua glória, na comunhão dos santos e dos anjos. Que esperança tremenda!

            Que nos gloriemos na cruz de Cristo, tomando nossa cruz, unindo-nos a Cristo na estrada do calvário, que é a estrada da verdadeira alegria, com a certeza que “os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Rm 8.18).
Referências

BEEKE, Joel. Vencendo o Mundo. Editora Fiel
PIPER, John. A Paixão de Cristo. Editora Cultura Cristã


Felipe Augusto Lopes Carvalho
Facebook: https://www.facebook.com/felipeaugusto.lopescarvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário