terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Conhecendo um pouco do Satanismo


 
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 2:1-7


Introdução

Em Efésios 2.2, o diabo – ou satanás, é apresentado como o príncipe da potestade do ar, governante do mundo que alimenta os desejos corrompidos dos homens e incentiva toda e qualquer manifestação e/ou rebeldia contra a vontade de Deus. Toledo (2013) [1]  indica que o significado da palavra mundo no verso 2 é o equivalente negativo ao reino de Deus, de forma que Satanás exerce influência na cultura, ideologias, aspectos sociais, guerras e até na religiosidade.
Na medida em que existem os que não creem na existência do diabo, existem também os que professam ‘fé’ e até frequentam igrejas devotadas ao inimigo. Porém o dito “satanismo” é muito diversificado e possui muitas vertentes e múltiplas visões acerca de quem é a deidade adorada. Uma das possíveis definições, por exemplo, é fornecida pelo site Wikipédia:

 “o satanismo é um grupo de religiões composto por muitas crenças ideológicas e filosóficas e fenômenos sociais. As características comuns entre elas incluem associação simbólica com, admiração pelo personagem de e até veneração de Satanás ou de outras figuras rebeldes similares, como Prometeu, e figuras libertadoras.”[2]

Breve Histórico

Embora o satanismo não seja facilmente entendido, maioria daqueles que se intitulam satanistas, diabolistas, luciferianos ou membros de “igrejas de Satanás” tem origem no satanismo fundado por Anton Szandorf LaVey (imagem acima), que é o autor da Bíblia Satânica e fundador da Igreja de Satã (ou Satanic Church, 1966). Os adeptos dessa igreja não creem em Satanás como pessoa ou ser existente, mas sim como um símbolo (ou ideia) de rebeldia e orgulho a ser seguido, Satã seria um arquétipo. Ele seria um indivíduo que age sem se importar com o que os outros (a maioria) dizem, pensam e praticam, ou seja, seus seguidores devem ser hedonistas e individualistas. O Satanismo de Lavey é praticado predominantemente por ateus e por não crer na existência literal do diabo, é considerado por muitos como uma filosofia de vida e não uma religião.
Outra vertente de maior número de adeptos é o Tempo de Set (1975), fundada pelo tenente-coronel Michael Aquino, também nos EUA. Esta igreja foi fundada por descontentamento de membros da Igreja de Satã de LaVey. Além do aborrecimento com suas origens, a filosofia do Tempo de Set é teísta, pois crê numa divindade chamada Set, que seria a mais antiga forma conhecida do Princípe das Trevas denotada no deus egípcio Set, que possui imagens datadas de antes de 3200 a.C.
                        Alguns outros templos surgiram durante a vida ou após a morte de LaVey. Ainda em vida, nos anos 80, a igreja de LaVey fundou uma sede aqui no Brasil, mais precisamente em São Paulo. A chamada Igreja Satânica do Brasil [3] atualmente está desvinculada de sua ‘mãe’. A outra notória igreja dedicada às praticas satânicas é a Primeira Igreja Satânica (ou First Satanic Church, 1999), fundada pela filha de Anton LaVey, chamada Karla LaVey. Esta igreja foi fundada porque segunda Karla, a igreja (Satanic Church) se distanciou dos propósitos originais, tornando-se uma instituição com fins comerciais.

Crença, mandamentos e bíblia satânica

                Como o satanismo prega, em essência, a revolta contra as massas, ele não está firmado em preceitos a serem seguidos. Não existem mandamentos específicos do que fazer, contudo existem pontos norteadores para o “credo” satanista. A bíblia satânica, por exemplo, foi escrita em 1969 por Anton LaVey e Contêm uma coleção de ensaios, observações e rituais mágicos que formam a base do Satanismo de LaVey que enfatiza Satã como uma força da Natureza.
                Existem ainda os “nove mandamentos satânicos” [4]  :

1-Satã representa indulgencia, em vez de abstinência!
2-Satã representa existência vital, em vez de sonhos espirituais!
3-Satã representa pura sabedoria, em vez de auto ilusão hipócrita!
4-Satã representa bondade para quem a merece, em vez de amor desperdiçado aos ingratos!
5-Satã representa vingança, em vez de mostrar a outra face!
6-Satã representa responsabilidade para o responsável, em vez de se ligar a vampiros espirituais!
7-Satã representa o homem simplesmente como qualquer outro animal, muitas vezes melhor, mas outras vezes pior do que aqueles que caminham de quatro, por causa de sua espiritualidade divina e progresso intelectual se tornou o mais cruel de todos!
8-Satã representa todos os chamados pecados que se direcionam a gratificação física, mental e emocional!
9-Satã se tornou o melhor amigo que a igreja ja teve, pois ele cuidou dos seus negócios todos esses anos!


Lições a se extrair

Em suma, o Satanismo pode envolver ou não a adoração a Satanás, contudo constitui um esforço deliberado e consciente de rebeldia contra o verdadeiro Deus. Embora o satanismo tenha um histórico e até uma bíblia, ele compõe um sistema com fundamentação ilógica e irracional. O mais miserável dos seres humanos é aquele que Deus simplesmente deixou ser o que bem quis ser, por assim dizer, ou seja, os que estão sem repreensão, que é exatamente o que o satanismo prega “podemos fazer o que quisermos com as nossas vidas e os nossos corpos” [5]. Viver para si mesmo é viver com a certeza de que ao final de tudo, estaremos separados eternamente do único Deus. Crendo ou não, Deus existe, Ele é.

Por fim, este é o aviso aos que desejam seguir o satanismo e suas vertentes:

"Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas. Porque, falando palavras arrogantes de vaidade, nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que mal estão escapando aos que vivem no erro; prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo" (2ª Pedro 2.17-19).


 

Referências:
  [1]  TOLEDO, Valéria. Território teen: cada um na sua. Pag. 49. Editora Cultura Cristã, São Paulo-SP, 2013.
 [2] ___________ . Satanismo. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Satanismo >  Acesso dia 10/12/2013.
  [3]  Site oficial: http://igrejasatanica.blogspot.com.br
[4]____________________ . Nove mandamentos satânicos.  Disponível em <http://igrejadesatan.blogspot.com.br/2005/01/os-nove-mandamentos-satanicos.html > Acesso dia 10/12/2013.
[5]  _____________ . Em que acreditamos: Disponível em < http://igrejasatanica.blogspot.com.br/p/em-que-acreditamos.html > Acesso dia 10/12/2013. 


Felipe Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário