terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Como Posso ter um Feliz 2014?

Se nossa alegria depender das circunstâncias, não haverá garantia alguma, tão pouco formulas que propiciem um 2014 calmo, sereno e tranquilo. Não temos como controlar de forma absoluta os acontecimentos do ano vindouro, por mais diligentes e esforçados que sejamos. Toda pretensão neste sentido será vã.


No entanto nós temos um esteio infalível. Um abrigo para os nossos corações que independe das surpresas que 2014 nos revela: A fé no Deus Soberano. O seu imenso poder, acompanhando de sua misericórdia, são o arrimo de nossa alma. A nossa confiança repousa Naquele que não poupou seu próprio filho em nosso favor. Ele é digno de todo o crédito.

E esta fé deve nos acompanhar até mesmo nos momentos mais obscuros que podem nos acometer neste ano que se avizinha, pois é isto que devemos aprender com Davi no Salmo 13. O Salmista encontrava-se em um momento de aflições gigantescas e duradouras, ao ponto de se questionar se Deus estava contemplado-o:

Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
Salmos 13:1

Nos momentos de luta é normal que nossa carne se incline à dúvida e ao questionamento, mas devemos fazer como Davi e direcioná-las ao único que pode nos responder e socorrer, ainda que aos nossos olhos humanos Ele pareca demorar-se. Somente ele pode iluminar nossos olhos, que no caso deste texto se refere ao próprio ato de dar a vida. Sem Deus não há esperança, apenas morte: 

Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia? Até quando o meu inimigo triunfará sobre mim?
Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte; os meus inimigos dirão: "Eu o venci", e os meus adversários festejarão o meu fracasso.

Salmos 13:2-4

Porém o Salmo não termina de forma melancólica. O Salmista direciona seus olhos para o futuro, muito além das águas turvas em que se encontra no momento. A sua esperança em Deus aquece e acalma seu coração, enchendo o de alegria, mesmo em meio à aflição e a dor: 

Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação.
Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito.

Salmos 13:5-6

Está é a formula para um ano feliz, o que não é sinônimo de uma no sem tribulações e adversidades. A felicidade está em Deus e em sua maravilhosa presença. Ainda que a noite escura nos envolva, Cristo é a nossa luz. Devemos direcionar nossa vista cansada para Ele, assim nossa alegria não será destruída em meio aos desafios de 2014.

Esta é a lição do Salmista, pois como comenta João Calvino:

"É possível que não vivamos totalmente livres de sofrimento, não obstante é necessário que essa fé regozijante se erga acima dele e nossa boca se abra de cântico por conta da alegria que está reservada para nós no futuro, embora ainda não seja experimentada para nós."

Te desejo um feliz 2014!
Com muita alegria e paz, mas acima de tudo a presença de Deus, que nos sustenta e nos alegra até mesmo em meio as tempestades mais inesperadas e amedrontadoras

RODRIGO RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário