sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O que são Fofoca e Difamação? Com a Palavra, Martha Peace

    A palavra grega para fofoca é diabolos. Significa acusar ou dar informação falsa. A palavra grega para difamação está, de certa forma, relacionada- blasphemia. Nossa palavra portuguesa blasfêmia vem de blasphemia . Significa um falar prejudicial ou aviltamento (caluniar ou depreciar).

Nas Escrituras fica claro que tanto a fofoca quanto a difamação são pecados. Tão claro, de fato, que há muitas advertências contra elas:
Levítico19.16   Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR.

Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei.

O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios.

E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

     Ser caracterizado como fofoqueiro ou difamador descreve uma pessoa pecaminosa, impura. As advertências são fortes e diretas nas Escrituras. Tanto a  fofoca quanto a difamação acarretam a propagação de uma informação ruim sobre alguém. O que é dito pode ser verdade, ou mentira, ou uma mistura de ambas. Mesmo que seja verdade, o fofoqueiro ou difamador está dizendo a pessoa errada. (A única pessoa a quem deveriam estar dizendo é ao próprio autor da ação!)

    Para entender melhor os problemas associados à fofoca e à difamação, consideremos os dezessete princípios a seguir:

1. Fofoca e difamação caracterizam aqueles a quem Deus entregou à sua própria depravação:

E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.


De acordo com Romanos 1, as pessoas que rejeitam a revelação que Deus lhes deu por meio da criação, que não dão a Deus a honra que Lhe é devida, e que não são gratas a Deus, são entregues, por Ele, à sua própria depravação. Depravação é o completo
estado pecaminoso em que todas as pessoas nascem. Ser “entregue” significa que, de alguma forma, Deus deixa de restringir o pecado de um incrédulo. Uma das evidências na vida de uma pessoa assim é que ela faz fofoca e difama.

2. Nos últimos dias ao retorno de Cristo, os homens serão caraterizados como caluniadores:

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.


Os dias anteriores ao retorno do Senhor Jesus são agora! Recentemente soube de uma causa judicial em que um jovem esposo testemunhou contra sua esposa numa situação de divorcio. Ele jurou, perante Deus dizer a verdade e, mesmo assim, por vinte minutos, disse uma mentira uma depois da outra. Seu testemunho foi malicioso, egoísta e calunioso. É uma pena que ele exemplifique as pessoas destes dias. Quando ouvimos histórias como essa, e pensamos sobre como sua esposa deve ter se sentido, não admira o que o apóstolo João tenha escrito no final do livro de Apocalipse: “Vem , Senhor Jesus!”(Apocalipse 22.20) Os dias anteriores à volta de nosso Senhor são vividos por homens e mulheres caracterizados como fofoqueiros maliciosos.

3. Fortes advertências direcionadas àqueles caracterizados pela fofoca e difamação:

Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos;
Que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe para convosco, e chore por muitos daqueles que dantes pecaram, e não se arrependeram da imundícia, e fornicação, e desonestidade que cometeram.


Será que Paulo teve problemas com o povo de Corinto? Ele dedicou sua vida a eles por dezoito meses e, após ter ido embora, recebeu notícias sobre o pecaminoso comportamento imaturo deles. Paulo tinha a intenção de voltar a Corinto e ajudá-los, mas enquanto isso não acontecia, ele escreveu a seguinte advertência com toda a sua plena autoridade apostólica: ”Falamos em Cristo perante Deus, e tudo, ó amados, para vossa edificação“ ( 2 Coríntios 12.19). Aparentemente, a mistura de pecado, temperamentos e contenda, mistura essa que foi desmedida por toda a igreja, estava sendo abastecida pela fofoca e difamação.

4. Pessoas que difamam são descritas na Bíblia como tolas:

O que encobre o ódio tem lábios falsos, e o que divulga má fama é um insensato.
Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.


Os tolos são descritos de muitas maneiras nas Escrituras. Sabemos que eles não houvem, que não conseguimos repreendê-los, que eles tomam decisões tolas, que são cegos para com o seu próprio pecado, que falam demais (frequentemente a respeito de coisas sobre as quais eles nada sabem ou sabem pouco), que eles ouvem apenas um lado da história e que espalham difamação.

5. O senhor Jesus Cristo incluiu a calúnia numa longa lista de coisas más que nos corrompem:

Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.



Os fariseus acreditavam que comer com um gentio, ou que deixar de lavar as mãos segundo suas tradições cerimoniais, tornavam a pessoa impura. O Senhor Jesus Cristo refutou suas crenças ritualistas autopiedosas explicando que as pessoas não são corrompidas por aquilo em que tocam, mas pelas coisas que estão em seu coração( o que pensam e o que desejam). Uma manifestação do mal em seu coração que eventualmente sai pela sua boca é difamação.

6. devemos nos despojar da maledicência:

Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;


Paulo explicou aos membros da igreja em Colossos que, como cristãos, eles não deveriam mais ”andar“ ( pensar e agir) como o faziam na época em que não eram salvos. Agora, era deles a responsabilidade de ter discernimento quanto ao seu  pecado, de confessá-los como tal, e de despojar-se das maneiras maledicentes em que costumavam pensar e falar antes de serem cristãos.

7. Legalistas difamam aqueles que não confirmam os padrões deles:

Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.
Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?
E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças?
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.


O legalista cria padrões do tipo ’’Assim disse o Senhor“, os quais estão acima e além dos claros padrões de Deus nas escrituras . Paulo pessoalmente , foi difamado porque comeu carne sacrificada a ídolos.ainda que não seja errado ter seus próprios padrões pessoais, é errado julgar de forma antibíblica e difamar outros que não defendem as mesmas diretrizes.

8.O difamador separa bons amigos:

O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos.

Provérbios são aqueles ditados do tipo ”Ah, isso é verdade “, referindo-se as coisas que acontecem generalizadamente. Mentiras, insinuações, informações ruins e difamação podem arruinar definitivamente uma boa amizade! eu sei de um rapaz que estava interessado numa jovem, e eles tornaram-se amigos. contudo, ele afastou-se dela depois que um amigo lhe deu uma informação ruim sobre ela. A jovem não entendia porque ele se afastara, então, perguntou-lhe.confuso, ele decidiu verificar os fatos, os quais terminaram por serem a favor dela e , agora eles estão casados e contentes. felizmente , para aquele casal, o difamador não teve sucesso em separá-los no estágio de amizade em que ambos estavam.

9.Se você não quer que seus segredos sejam divulgados, não se meta com um fofoqueiro:

O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios.

Pensar sobre o desejo de não ter seus segredos revelados lembra-me a história de Sansão. Dalila conseguiu, com língua bajuladora, arrancar de Sansão o segredo de sua grande força. Ele confiou nela, e ela revelou o segredo aos inimigos dele, os filisteus. O resto da história é que Sansão fo conquistado por seus inimigos ( Juízes 16). Certamente , nem todos são tão astutos e deliberadamente maliciosos como Dalila, quando dizem a outros seus segredos, mas as Escrituras advertem contra o envolvimento com pessoas assim( quer tenham elas a intenção ou não)

10.Um homem justo, de coração, fala a verdade e não difama:

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;


No Salmo 15, Davi descreve várias características de um homem justo. Duas dessas características são que ele fala, de coração, a verdade e não difama. Há uma relação direta entre o que está em nosso coração e o que sai de nossa boca. O senhor jesus explicou a conexão assim:’’A boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más “( Mateus 12.34-35). Um homem piedoso não difama aos outros secretamente (em seu coração), nem abertamente
(com palavras).

11. Devemos sempre ter um comportamento exemplar a fim de que Deus seja glorificado por aqueles que nos difamam:

Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.

Deus sabia que os  primeiros a receberem a carta de Pedro logo passariam logo por perseguição pelo perverso rei romano, Nero. Essa carta inspirada era um apelo para que preparassem sua mente e sua esperança, para que fossem firmes em sua fé, para que confessem a Deus a sua alma , para que sempre estivesse prontos, vivendo dentro da vontade de Deus e mantendo  um comportamento exemplar. Nós também, deveríamos estar prontos e preparados para viver uma vida santa. então, se sofremos com a difamação dos incrédulos, sabemos que temos honrado a Deus durante a perseguição.

12. Mantenha a consciência limpa quando for difamada e , ao fazer isso, estará sofrendo por causa da justiça:

Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;
Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.
Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.


Com frequência, a difamação tem, pelo menos, um traço de verdade. Por exemplo, pode ser dito de certa mulher que ela é uma mãe ruim. bem, ela pode não ser a pior mãe da história do mundo, mas pode ser dura e egoísta às vezes. Então, existe alguma verdade na informação de que ela é uma mãe ruim. Pedro nos estimula a obedecer a Deus e a ter uma consciência limpa a fim de que , ao sermos difamadas não haja se quer um traço de verdade naquilo. em vez disso, o difamador envergonhará a si mesmo e você sofrerá por causa da justiça.

13. Quando difamadas, devemos tentar uma conciliação(ganhar a afeição da outra pessoa):

somos difamados, e exortamos; até o presente somos considerados como o refugo do mundo, e como a escória de tudo.

Em 1 Coríntios 4.12-13, Paulo aconselha um determinado padrão comportamental de forma muito prática. ele diz:”Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação“. Para tentar ganhar  a afeição da outra pessoa e para conseguir esse feito, nossas respostas devem ser graciosas e pacientes. Se possível, fale com o difamador e , humildemente, tente compreender a intenção dele. Por fim, num tom de voz gentil, explique a ideia verdadeira. Isso me lembra o que Paulo escreveu em Romanos 12.18:”Se possível, quando depender de vós tende paz com todos os homens“ . Quando você for difamada, pague o mal com o bem e procure conciliação.

14. Uma das honradas qualidades da mulher é abster-se da fofoca:

Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.

À mulher cristã que fofoca sobre os problemas ou sobre as falhas do caráter de outras pessoas não deve ser dada a responsabilidade de servir, especialmente em áreas da igreja nas quais ela precisa ser reservada a respeito de informações delicadas. Ela deve, como Paulo escreveu, ser fiel em tudo, incluindo o uso da sua língua.

15. Mulheres mais velhas e espiritualmente maduras que são qualificadas a ensinar as mais jovens não são caluniadoras:

As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;

Imagine uma mulher jovem que lute com algum problema em seu casamento ou com seus filhos. Ela está desnorteada, confusa e não sabe o que fazer. Na igreja, ela busca secretamente o conselho de uma mulher mais velha , em seguida, descobre que todos estão sabendo! É fácil entender porque paulo instruiu Tito a ensinar as mulheres mais velhas que elas não deveriam ser fofoqueiras.

16. é melhor que as viúvas jovens casem-se do que tenham tempo vago para fofocar:

E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém.

Nos dias de Paulo, a expectativa de vida era curta e, assim, provavelmente havia na igreja muitas viúvas de todas as idades. O que deveria ser feito com essas mulheres? Paulo alerta quanto aos perigos de as viúvas mais jovens e menos maduras terem muito tempo e se envolverem em fofoca. Em vez disso, ele dá a instrução que elas devem casar e , assim, manterem-se ocupadas, não tendo tempo para falar sobre assuntos impróprios.

17. Os cristãos devem substituir a difamação por bondade, compaixão e perdão:

Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.


Quando uma mentirosa deixa de ser mentirosa? No momento em que começa a dizer toda a verdade. Quando uma caluniadora deixa de ser uma caluniadora amarga e irada? No dia em que começa a ser amável, bondosa e uma pessoa compassiva, que diz a verdade. Deus, em sua formidável graça , ajuda-nos a trocar hábitos pecaminosos por hábitos piedosos, conforme nossa mente é renovada mediante estudo e a aplicação das Escrituras. em vez de “Eu o odeio pelo que fez e direi a todos que quiserem ouvir”, é “O que ele fez foi errado, mas ele não tem capacidade de amar os outros como deveria porque é um incrédulo”. Os cristãos devem honrar a Deus com seus pensamentos. Eles nunca deixarão de ser difamadores até começarem a ser amáveis, compassivos e bondosos.

Nesses princípios bíblicos vemos que há não somente fortes advertências quanto a fofoca e a difamação , mas também exortações para abandonarmos esses pecados em nossos coração e em nossas palavras. A fim de que não sejamos como os rebeldes filhos de Sião que “ensinam a sua língua a proferir mentira: [e] cansam-se de praticar a iniquidade” (Jeremias 9.5), voltemos a nossa atenção à questão prática do despojar-se da mentira, da fofoca e da difamação e do revestir-se dos pensamentos e das palavras piedosas e justas.

Revista-se de um coração…

O pecado começa em nosso coração. temos pensamentos pecaminosos porque essa é a nossa inclinação natural. a Bíblia não manda que mudemos nossos sentimentos, ela manda que renovemos nossa mente (Romanos 12.2). Fazemos isso simplesmente estudando a Bíblia, memorizando-a, meditando sobre ela, assim como ouvindo quando ela é pregada. então, quando percebemos que nossos pensamentos e que nosso jeito de falar com fofocas e difamações estão errados, temos a responsabilidade de mudar nossos pensamentos e as coisas que falamos. Isso é o que Paulo chama de despojar-se do velho homem e revestir-se do novo homem(veja Efésios 4.22-24).

Todos sabem que maus hábitos são difíceis de interromper. Contudo, os cristãos têm a ajuda do Espírito Santo para convencê-los e capacitá-los a trabalhar na mudança do hábito pecaminoso. Eventualmente, pensamentos e ações justas virão à mente em primeiro lugar, não em último. Reflita sobre seus próprios pensamentos e palavras conforme considera os exemplos do “despojar-se” e do revestir-se citados na ilustração 2.1.

Para mudar seu hábito pecaminoso de fofocar e difamar, você deve se esforçar muito, pelo tempo que for necessário, tendo pensamentos justos. Isso não é fácil, mas com a ajuda de Deus você pode para de fofocar e difamar.

Conclusão

O que Tiago escreveu foi muito sensato “A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também com ela, amaldiçoamos os homens , feitos a semelhança de Deus...Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim”(Tiago 3.8-10) Essa afirmação de Tiago é realmente desencorajadora, mas há esperança, porque ele continua a escrever: “Ele dá maior graça...”(Tiago 4.6). Não precisamos ter uma vida caracterizada por difamação e fofoca, pois temos a graça de Deus. E como agradecemos a Deus por essa Graça.



Trecho do Livro Mulheres em Apuros
Publicado pela Editora FIEL

Iris Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário