sábado, 2 de novembro de 2013

Existe Julgo Desigual? Com a Palavra, Renato Vargens

      O namoro e o casamento devem ocorrer entre pessoas que estejam em igualdade de situações. O fato de existir discrepâncias espirituais, sociais e culturais pode proporcionar um seríssimo relacional relacional entre aqueles que se gostam.

      Em um relacionamento onde uma pessoa possui escolaridade ou bagagem cultural bem maior do que a outra, a possibilidade de se vivenciar problemas é significativamente potencializada. Além disso, o jugo desigual pode caracterizar-se pela diferença de idade entre o casal. Em boa parte dos casos onde a diferença etária ultrapassa os quinze anos, as chances de problemas são absurdamente relevantes.

      Quanto ao namoro de um cristão com um não cristão compartilho da opinião de Calvino que ensinava que jugo desigual é manter comunhão com as obras infrutíferas das trevas e estender-lhe a destra de companhia. Em outras palavras, isto significa estar ligado ao mesmo tempo, lado a lado na mesma canga. Ora, é nítido e notório que um verdadeiro cristão terá problemas em namorar um não cristão, até porque, a cosmovisão do descrente é absolutamente divergente do crente em Jesus.

      Do ponto de vista bíblico o namoro entre não cristãos e cristãos é absolutamente desaconselhável. Paulo, ao escrever aos coríntios ordenando que um cristão ao se casar, deve fazê-lo "somente no Senhor". Obviamente isso proíbe o casamento com incrédulos e, portanto, namorá-los.

      Vale a pena lembrar o que a Confissão de Fé de Westminster diz a respeito do casamento entre cristãos e não cristãos: "A todos os que são capazes de dar um consentimento ajuizado, é lícito casar, mas é dever dos cristãos casarem-se somente no Senhor; (I Co 7:39). Portanto, os que professam a verdadeira religião reformada não devem se casar com infiéis, papistas ou outros idólatras; nem os piedosos prender-se a jugo desigual por meio do casamento com os que são notoriamente ímpios em suas vidas, ou que mantém heresias perniciosas".

Trecho do Livro Namoro.Com, um guia prático e objetivo sobre o namoro cristão, publicado em 2010 pela Scritura Editora.    

Presb. Cícero da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário