quinta-feira, 21 de novembro de 2013

As Emoções do Pecado

É fato que o ser humano é cercado por emoções, em tudo que vive há sentimento, seja de tristeza, alegria, paz, raiva, ou tantos outros.

Não quero falar aqui sobre as variadas emoções do homem, mas falar especificamente sobre o que o homem sente com relação ao pecado. Quais suas sensações a esse respeito? Angústia, prazer, remorso... O que você sente com o pecado que insiste em bater à sua porta?

Não me diga que o pecado aparece pra você te mostrando sofrimento e dor, acredito que ele chega te mostrando que sabe do que você precisa, que é o que falta pra sua vida ser completa, que é a melhor atitude que você tem a tomar em determinada situação, ele te traz prazer, não é isso?! Ele é a vontade do homem corrompido.

Porém, como cristão, você consegue identificá-lo e sempre que cede ao pecado sente aquela angústia que te deixa tão mal, que te faz não dormir bem, que por vezes te faz chorar, que faz você se decidir por não cair mais naquilo que errou.
E quando acontece de novo? E quando o erro é o mesmo, o prazer é o mesmo e a angustia é a mesma? Você se arrependeu, não se arrependeu?! Talvez seja remorso.

Remorso - Reprovação da consciência que sente haver cometido uma falta; 

Já analisou se tudo o que você sente com relação a um determinado pecado não é apenas remorso? Se você não tem se arrependido do mesmo erro a cada três meses?

 Mesmo que a minha carta lhes tenha causado tristeza, não me arrependo. É verdade que a princípio me arrependi, pois percebi que a minha carta os entristeceu, ainda que por pouco tempo. Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. 
 A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.
2 Coríntios 7:8-9

Sonda tua vida e coloca sempre diante de Deus as tuas faltas, para que o Senhor conceda ao seu coração arrependimento para a salvação. Para que a angústia não seja apenas proveniente do remorso, mas seja uma tristeza segundo o querer de Deus, para conduzi-lo verdadeiramente ao arrependimento.

Karlla Christina


Nenhum comentário:

Postar um comentário