terça-feira, 22 de outubro de 2013

Enquanto Escondi meus Pecados os meus Ossos Secaram

O reformador Lutero certa vez disse: “Eu tenho mais medo do meu coração do que da igreja católica, do papa e seus cardeais”. Lutero debruçou-se a enxergar a escuridão dos seus pecados, via no seu coração as marcas da depravação humana, se por ora ele combatia os ensinamentos heréticos da igreja por outro se penitenciava a enxergar que a maior luta que ele tinha era contra ele mesmo, contra os pecados que sorrateiramente o tentava dominar.

Davi era prova disso, em um dos mais belos salmos Davi retrata a profundidade do pecado que outrora cometera, o Salmo 51 tem por título: confissão e arrependimento. De forma sincera Davi diz: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe”, já não se tratava apenas de um pecado específico mais de uma profunda analise da sua natureza.

A história de Davi, a qual se refere o salmo, encontra-se em 2Samuel 11 e 12, onde são narradas as atitudes de Davi como pecados singulares em sua vida. Esses capítulos mostram uma sequência drástica de pecados cada vez piores que começam com a cobiça da mulher de um amigo, seguido pelo adultério ao tomá-la em seu leito, e a história segue com um homicídio premeditado onde retrata em 2 Samuel 11:15 “Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.”

O Salmo 51 é um dos sete salmos penitenciais (6, 32, 38, 51, 102, 130, 143). Davi após ter sido alertado do seu pecado, 2 Samuel 12:1-9, tem um profundo arrependimento. Os versículos 3, 4, 9 indica que Davi estava consciente do pecado especifico que havia cometido, mas chegara mais longe ao dizer que não só pelos motivos expostos, mas o pecado em (lato sensu) estava encardido em sua natureza. O versículos 11 a de se orientar que Davi ao dizer que “não retires de mim o teu Espírito Santo” estava a falar sobre a unção e a dádiva do espírito santo que havia recebido como rei e não sobre a presença do espírito santo que habitava nele, ele pede que não retire dele o reino como havia acontecido com Saul.

Davi foi um homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22) não por pouco, no verso 13 Davi diz que se perdoado e com alegria restaurada, o salmista ajudaria os outros pecadores a encontrar perdão também, nos versos 18 e 19 Ele demonstrava cuidados com o povo ao qual o senhor o colocou como sendo rei. Clama para que com a comunhão restaurada tenha as bênçãos sobre Sião e Jerusalém reestabelecida.

Sem dúvida Davi nos traz preciosas lições, a forma em que Ele faz uma análise do seu coração, dos seus pecados, a sua sinceridade é ponto marcante e ele sabia que somente sendo sincero conseguiria perdão para os seus pecados.

Os cristãos de hoje tem deixado de lado práticas como confissão de pecados, suas vidas parecem corretas, seus pecados são encoberto pelo um fino manto de incredulidade, negam o sacrifício de Cristo na remissão de pecados e ornamentam suas vidas de finos panos manchados pelo pecado que está por baixo.

Meus queridos irmãos, será que esquecemos de onde fomos regatados, porque caminhamos a passos largos novamente para prisão? Porque somos velozes em querer colocar algemas novamente em nossas mãos, andamos novamente para o buraco onde éramos escravos e bebíamos doses amargas de veneno da serpente?

Reflita com sinceridade, gaste horas com Cristo orando e intercedendo pelos pecados que tens ainda relutado em abandonar. Você está sobre a presença de um Deus santo e não mais desgarrados como uma vez já esteve.

Que Deus nos conceda a graça de estar sempre pondo nosso coração à prova, clamando para que Ele encontre em nós servos irrepreensíveis, santos, dignos de dizer que somos seus filhos.
Ei de me alegrar na benignidade desse Deus, porque sei que dele vem a perdão de pecados.


Walber Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário