quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A Reforma Começa em Mim


Em outubro comemoramos 496 anos desde o início da Reforma Protestante. Sua força e influência chegam até os dias de hoje, encorajando diversas gerações a lutarem por uma igreja firmada na Palavra e centralidade de Cristo. Mas o que tem ficado para trás de verdade é a prática de tudo que essas doutrinas trazem. Você pode se perguntar o que você tem haver com a Reforma Protestante, ou porque querer ser um cristão reformado? Nas palavras de John D.Hannah*: “A reforma foi uma chamada ao cristianismo autêntico, uma tentativa de escapar da corrupção medieval da fé por meio de renovação e reforma”. Seus ensinos, que giravam em torna da repetição quíntupla da palavra sola (“somente”), eram uma mensagem radical para aquela época (e deveria ser para a nossa), porque exigiam um compromisso com um ponto de vista completamente teocêntrico da fé e da vida.”

Então como pensarmos em uma reforma, sem começarmos por nós mesmos?

·         Prática na Escritura:
Somente pela Escritura, e unicamente por ela, temos o padrão de prática, pois ela é útil “para a correção”, ou seja, ela revela qual é o comportamento e proceder errado - o que nós não devemos fazer - mas também aponta “para a instrução na justiça”, para a prática correta que devemos cultivar e crescer. Lembro-me de uma revista que foi estudada em nossa sala da EBD, a revista tem por nome: Teologia Reformada – Uma Visão Panorâmica. Lembro que a cada aula ficávamos mais deslumbrados do quanto a Bíblia tem sim o ensino para as diversas áreas da nossa vida, como trabalho, educação, casamento, criação dos filhos, e política, devemos seguir por meio dos seus mandamentos para que possamos cumprir o nosso papel de cristão no mundo.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3.16-17).

·         Prática através de Cristo:
Somente em Cristo podemos nos espelhar, buscando a perfeita imagem do Deus Criador, assim como diz a Bíblia: “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8.29). Fomos criados para buscar semelhança a Cristo, atributos como: paciência, paz, alegria, amor, domínio próprio, temperança, fidelidade, bondade, benignidade. Temos a demonstração de toda a vida de Cristo e de seus atributos nos Evangelhos, onde devemos buscar entender e orar a Deus para que possamos nos tornar cada dia mais parecidos com o nosso Salvador.

Somente em Cristo encontramos a Salvação, pois Ele satisfez a justiça de Deus mediante a morte de Cruz. “Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!” (Romanos 5.10). Devemos entender que não há outra maneira, em nos achegarmos a Deus se não for mediante Cristo, pois Ele é o nosso Sumo Sacerdote, “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos.” (1 Timóteo 2.5-6a).

Devemos dia após dia buscar nos gloriar em Deus por meio do sacrífico de Cristo.

“Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, sejam o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo de Deus.” (1 Coríntios 3.21-23).

·         Prática na Graça:
Somente pela graça, e unicamente por ela, é que somos abençoados por Deus. A graça é o favor imerecido de Deus às suas criaturas, se não fosse a Graça não seríamos salvos.

“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.” (Efésios 2.4-5).

Joel Beeke* em seu livro Vivendo para a Glória de Deus nos diz o seguinte: “Ao usarmos a expressão graça gratuita e soberana, estamos dizendo que o supremo Deus do céu e da terra – o Deus trino e soberano da salvação – deseja, espontaneamente, e aplica graça salvadora a pecadores culpados e desprezíveis, transformando suas vidas de tal modo que se regozijem e vivam para servi-lo.”.

Viver pela graça, colocar em prática o conceito de Graça Soberana de Deus em nossa vida é entender que não podemos fazer nada sozinhos, é entender que existe um Deus fiel em Si mesmo, poderoso, soberano e guardador daqueles que nEle confiam e seguem seus mandamentos. Entender a Graça é estar diante da minha falta de capacidade de me salvar, de buscar coisas boas sozinhos. A Graça é um princípio Divino para nos chamar, nos regenerar, nos santificar e nos fazer perseverar até o fim.

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;” (Efésios 2.8).

·         Prática na fé:

Diante da nossa impotência e incompetência, não podemos confiar em nossa
carne, em nosso esforço e sim unicamente na obra de Cristo na cruz. A fé é a atitude de total confiança no que as Escrituras declaram a respeito de Cristo e sua Obra.

“Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé’.” (Romanos 1.17). A Sagradas Escrituras nos dizem: “o justo viverá pela fé”, não viveremos de outra maneira a não ser pela fé, fé essa que implica em nossa total confiança e dependência em Deus e em seus propósitos. A fé nos faz comprometer com toda a obra de Cristo em saber que Ele morreu por nossos pecados e que fomos justificados mediante esse fato.

“A fé se apropria de Cristo e de sua justiça, unindo o pecador com o Salvador. A fé recebe a Cristo, com confiança, apegando-se à Palavra dEle e crendo em suas promessas.” (Joel Beeke).


·         A prática no Viver para a Glória de Deus:

Somente para Deus a glória, e unicamente para Ele. A Igreja existe para a demonstração deste valor: o valor que Ele tem.
A glória de Deus é a demonstração de todos os seus atributos, essa Glória deve ser demonstrada em nossa vida. Quando penso em nossa vida penso em tudo em que fomos fazer devemos fazer para Glória de Deus. “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10.31).
Quando o cristão passa a entender o que é Viver para a Glória de Deus, ele passa a entender o quão cuidadoso e amoroso deve ser em seus princípios e virtudes. Um autor conhecido diz que cada vez mais que damos glória a Deus nos aproximamos mais dEle. Viver para Sua Glória não é simplesmente seguir seus mandamentos descritos nas Sagradas Escrituras, mas é entender que devemos fazer isso como um deleite, com um prazer inexplicável, pois o objetivo principal da vida do homem é glorificar o nome de Deus.

“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.” (Romanos 11.36).


Como falei no início do texto, não tive o objetivo de trazer um manual de como ser um reformado, mas sim de nos fazer entender e refletir que esses ensinos que a Reforma Protestante não serão nada se não os colocarmos em nossa prática diária, se não vivermos isso de verdade em nossa vida. Precisamos entender que a Reforma começa em cada um de nós, é quando estamos nas Sagradas Escrituras deixando-a ser nossa única regra de fé e prática. De forma que pensamos em Cristo como nosso único Salvador e Mediador diante de Deus, O único que devemos buscar ser imagem e semelhança. É quando sabemos em nosso coração que somos salvos somente pela graça misericordiosa de Deus quando Cristo se fez justiça por nós. Quando compreendemos que é pela fé que vivemos, fé em Deus e na Sua Palavra, fé no sacrifício de Cristo e fé nos propósitos divinos. E por último que nosso coração e querer devem estar somente em dar glória a Deus em tudo, entendendo que cada vez mais que nos deleitamos nEle mais Ele será glorificado em nós. Que Deus nos conduza em Sua Santa Vontade. Amém.




LARYSSA LOBO
https://www.facebook.com/laryslobo


*John D. Hannah - To God be the Glory

*Joel Beeke – Vivendo para a Glória de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário