sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O que É "Presciência", ou, "Conhecer de Antemão" em que a Predestinação dos Eleitos Está Fundamentada na Bíblia? Com a Palavra John Stott

Essa alusão a “conhecer de antemão”, isto é, saber de alguma coisa antes que ela aconteça, tem levado muitos comentaristas, tanto antigos como contemporâneos, a concluir que Deus prevê quem irá crer e que essa presciência seria a base para a predestinação. Mas isso não pode estar certo, pelo menos por duas razões. A primeira é que neste sentido Deus conhece todo mundo e todas as coisas de antemão, ao passo que Paulo está se referindo a um grupo específico. Segundo, se Deus predestina as pessoas porque elas haverão de crer, então a salvação depende de seus próprios méritos e não da misericórdia divina; Paulo, no entanto, coloca toda a sua ênfase na livre iniciativa da graça de Deus. Assim, outros comentaristas nos fazem lembrar que no hebraico o verbo “conhecer” expressa muito mais do que mera cognição intelectual; ele denota um relacionamento pessoal de cuidado e afeição. Portanto, se Deus “conhece” as pessoas, ele sabe o que passa com elas [Sl. 1.6; 144.3], e quando se diz que ele “conhecia” os filhos de Israel no deserto, isto significa que ele cuidava e se preocupava com eles [Os 13.5].


Na verdade Israel foi o único povo dentre todas as famílias da terra a quem Javé “conheceu”, ou seja, amou, escolheu e estabeleceu com ele uma aliança. [Am 3.2]. O significado de “presciência” no Novo Testamento é similar. “Deus não rejeitou o seu povo [Israel], o qual de antemão conheceu”, isto é, a quem ele amou e escolheu (11:2) [Cf. 1 Pe 1.2.]. À luz deste uso bíblico John Murray escreve: “’Conhecer’... É usado em um sentido praticamente sinônimo de ‘amar’... Portanto, ‘aqueles que ele conheceu de antemão’... é virtualmente equivalente a ‘aqueles que ele amou de antemão” (Murray, vol. I, p. 317). Presciência é “amor peculiar e soberano” (Ibid., p. 318.) Isto se encaixa com a grande declaração de Moisés: “Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu, porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo... mas porque o Senhor vos amava...”. [Dt 7.7s.; cf. Ef 1.4s]. 


John Stott - Comentários de Romanos
FONTE: Publicação no Facebook de Marcel Avelino Lima (https://www.facebook.com/marcel.seminarista)

Rodrigo Ribeiro

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Deus escolheu o povo de Israel com o propósito de através dele abençoar TODOS os povos da terra como a própria escritura diz. Da mesma forma o Novo testamento até fala em predestinação no nível de ministério (como os apóstolos). Mas não vejo em nenhum lugar da bíblia referência a uma escolha individual por parte de Deus. Há quem veja isso em Romanos, mas não existe nessa carta referência alguma a predestinação

    ResponderExcluir