terça-feira, 16 de julho de 2013

Restaurando a Família



              Quanta coisa poderíamos falar sobre família. Podemos chamá-la de célula-mater da sociedade, de um plano que nasceu no coração de Deus, entre outras coisas mais. Tudo isto é verdade, mas muitas vezes um dos aspectos principais da família é deixado de lado, que é o fato dela ser constituída de seres humanos. Sendo assim, falhos, pecadores e carentes da glória de Deus (Rm 3.23). E ao falarmos de restaurar a família, não estamos falando de uma entidade ou meramente de uma instituição. Estamos falando de pessoas, de vidas carentes de Jesus para uma eficaz restauração, pois restauração só em Jesus.

             Podemos observar isto no diálogo de Paulo e Silas com o carcereiro: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e atua casa (At 16.31). A restauração da família do carcereiro foi iniciada com a restauração da sua vida, e em seguida ocorre o mesmo com os seus familiares, segundo nos relata os versículos seguintes. Uma família restaurada por Jesus não é uma família perfeita, mas uma família de pessoas cientes de sua necessidade de Deus e que sem Ele, tudo é perdição. Por isso, canalizam seus esforços e energias para viverem, dentro da família os princípios bíblicos do amor, ensino, prática do perdão, compreensão do fato de ser pecador tanto quanto o outro e da disciplina. São ainda conscientes de que, sem Jesus, nada disso é possível, e só através dele, por meio de sua graça, somos levados a obediência a seus princípios. Restauração só em Jesus.

               Neste início de milênio (já não tão início assim), enxergo dois grandes desafios para a família. Um é o pluralismo, que tende a aceitar como normal e natural toda e qualquer forma de manifestação afetiva como família (seja o homossexualismo, o lesbianismo ou o chamado casamento aberto, onde os cônjuges são livres para fazerem o que quiserem, sem prestar contas ao outro). Quanto a isto é bom lembrarmos que toda prática de manifestação cultural ou social deve ser avaliada pela palavra de Deus. E se uma visão sobre família não se conformar à Bíblia (deixará o homem seu pai e sua mãe se unirá a sua mulher e serão os dois uma só carne), pode dispensar. Mas para esta análise, é preciso conhecimento da Bíblia. O outro desafio é o de criarmos filhos nos caminhos das Escrituras. Para isso, acho necessário duas coisas. A primeira é estarmos no caminho junto com nossos filhos,(Pv 22.6) orientando-os e acima de tudo, dando-lhes exemplo. A segunda é não querer criar filhos dentro de uma bolha, dizendo que eles não são do mundo. Eles são de onde? De Marte, por acaso? O que precisamos é dar-lhes ensinamento bíblico o suficiente para suas escolhas refletirem uma vida restaurada, o que mostra que fazem parte de uma família restaurada. Restauração só em Jesus.

Família restaurada é feita de vidas restauradas por Deus.




                                                                                       Deus nos abençoe! 

Presb. Cicero da Silva Pereira 
Twitter: @ciceroeiris

Nenhum comentário:

Postar um comentário