terça-feira, 25 de junho de 2013

Verás que um Filho teu não Foge à Luta

Desde a ultima semana o País vem vivendo uma onda de protestos, os fins são os mais variados possíveis, porém, em suma, o braço central desse movimento seria a moralidade politica, a falta de valores éticos que vive a grande cúpula governamental do nosso país.

              Nesse Cenário uma discussão vem à tona: E o cristão, qual deve ser seu posicionamento frente a toda essa efervescência de civilidade?

              O texto Bíblico em que Paulo exerce seus direitos nos trás um esclarecimento quanto ao posicionamento do Cristão frente a tudo isso.
Em Atos Cap. 22. 22-29. Diz:

             A multidão ouvia Paulo até que ele disse isso. Então todos levantaram a voz e gritaram: "Tira esse homem da face da terra! Ele não merece viver!"
            Estando eles gritando, tirando suas capas e lançando poeira para o ar, o comandante ordenou que Paulo fosse levado à fortaleza e fosse açoitado e interrogado, para saber por que o povo gritava daquela forma contra ele.
            Enquanto o amarravam a fim de açoitá-lo, Paulo disse ao centurião que ali estava: "Vocês têm o direito de açoitar um cidadão romano sem que ele tenha sido condenado?" Ao ouvir isso, o centurião foi prevenir o comandante: "Que vais fazer? Este homem é cidadão romano".
            O comandante dirigiu-se a Paulo e perguntou: "Diga-me, você é cidadão romano?" Ele respondeu: "Sim, sou". Então o comandante disse: "Eu precisei pagar um elevado preço por minha cidadania". Respondeu Paulo: "Eu a tenho por direito de nascimento".
             Os que iam interrogá-lo retiraram-se imediatamente. O próprio comandante ficou alarmado, ao saber que havia prendido um cidadão romano.

            Nessa ocasião Paulo invocou seus direitos para evitar ser chicoteado, punição a que o tribuno militar já dissera que queria submetê-lo, na tentativa de descobrir por que sua presença e seus movimentos nos recintos do templo tinha provocado toda aquela agitação entre a população de Jerusalém. Ele expressou seu protesto diante do Centurião, autoridade ali instituída para cuidar da ordem estatal.

                Se verificarmos bem Paulo não gozava dos direitos de ser um cidadão romano por ocasião diversa, não era algo que ele desconhecia. A atitude de Paulo nos mostra um cidadão ativo e consciente de seus direitos e deveres, alguém que sabia bem seu papel dentro da sociedade e conhecia o poder que cada esfera política tinha dentro daquela sociedade. Essa passagem de Atos não é a primeira que nos mostra Paulo exigindo seus direitos. A primeira destas ocasiões foi em Filipos quando ele também apelou aos seus direitos como cidadão romano quando ele protestou por ter sido sumariamente surrado com varas, pelos lictores que ajudavam os principais magistrados em Filipos, sem ter tido o julgamento adequado.

             O conhecimento dos seus direitos é o primeiro passo de um Cristão para viver em uma sociedade, ate mesmo para saber seus limites é necessário compreender o sistema de leis que nos trás benefícios e obrigações. Tratar com descaso essa instituição é renegar uma ferramenta que foi instituída por Deus para a resolução de conflitos, para administração da justiça e para o zelo aos mais fracos e necessitados.
            E quanto às especificidades dos protestos Brasileiros devo participa?

               Devemos antes de tudo saber que Cristo reina sobre tudo e que os mínimos passos  de nossa nação estão sobre o aval dEle. Nas palavras de Frank Ferreira: “a visão reformada da sociedade não se centraliza no indivíduo nem na instituição, mas na soberania de Deus sobre as esferas da criação, nas quais diferentes instituições estão debaixo do reinado de Deus (Ef 1.21,22), (Ap 1.5; 19.16)”.  Em segundo, mas não menos importante, devemos orar por nosso País, por nossos governantes, orientando sempre qual deve ser seu papel.

                Quanto ao nosso caso sabemos que o coração do homem é corrompido pelo pecado, e ainda que existam motivos justos para estas manifestações, esses são frequentemente misturados com motivações obscuras e impuras como a causa LGBT, legalização do aborto, descriminalização da maconha. Por isso é necessário zelo nesses atos. Temos que ter um caminho bem definido de reivindicações para que não acabemos fazendo couro com manifestantes por causas impuras.  A luta por melhorias sociais é bíblica é justa e constitucional, é o cristão lutando contra a injustiça, contra a opressão, pelo Justo.

 Para encerrar não é objetivo desse texto esgotar as possibilidades teóricas sobre esse tema. O mundo sempre cobra o testemunho dos cristãos através das suas escolhas. Por isso fica a reflexão de um versículo e um vídeo de Frank Ferreira que versa um pouco mais sobre o envolvimento do Cristão com a política ao longo da história.

"Aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva (Isaías 1:17)."


Walber Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário