terça-feira, 28 de maio de 2013

Não Perca a Festa!

(Lucas 15.25-32)

Quanto tem nos custado perder os bons momentos de alegria na vida, para corrermos atrás do vento. Gosto sempre de pensar que a vida é muito curta para que percamos tempo com aquilo que não traz felicidade.

Lembro-me de um certo jovem, que em seu coração tinha muitos desejos e depois de tê-los todos saciados descobriu que não havia melhor lugar para estar, que junto ao seu pai, desfrutando do conforto do seu lar, mas nessa mesma parábola havia um outro jovem que perdera uma grande festa porque estava de birra atrás das portas resmungando e reclamando da vida, das pessoas, dos lugares que não foi e dos bens que não gastou e muito pior que isso olhando com inveja  os despojos de seu irmão, sua vergonha e sua humilhação e ainda assim desejando estar no lugar dele e desfrutar daquele pequeno momento em que seu pai o recebera com festa e alegria. Nós temos muita facilidade para esquecermos os momentos felizes da vida, e muito mais facilidade para lembrar dos tristes, faz parte da nossa humanidade que os traumas nos causem maior marca ou mácula que os momentos bons.

Porém, Jesus, nos mostra na parábola do filho pródigo que não era apenas o filho pródigo que precisava aprender uma lição, mas que o filho mais velho também precisava rever alguns valores. No discurso do filho mais velho percebemos que o que havia em suas ações era uma prisão de amargura e não um coração disposto em amor e lealdade.

“...eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com meus amigos”...

Provavelmente ele não o tenha recebido porque não tenha pedido. Quantos entre nós somos iguaizinhos ao filho mais velho, rixosos e enciumados com coisas que não temos, mas que provavelmente nunca a tenhamos pedido ao nosso Pai Celestial, Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que sonhamos e imaginamos, mas também é sábio para nos dar apenas aquilo que nos fará bem. Não sabemos quem eram os amigos do filho mais velho, com quem ele queria festejar e quais as intenções do seu coração nessa festa que desejava dar, mas certamente se em algum momento lhe fora negado o seu pai o sabia, ora Deus de igual modo sabe de todas as coisas Ele sonda e conhece o nosso coração, conhece as nossas palavras antes que elas nos cheguem a boca, então certamente se nossas petições não tem sido respondidas é porque estão fora do projeto de Deus para nossas vidas.

...”E ele lhe disse: filho tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas.”

Porém, o filho não compreendia que ele não tinha apenas uma parte, ou um cabrito, mas todas as coisas do seu pai lhe pertenciam. O Senhor tem nos dado muito além do que merecemos e muito mais do que temos pedido, entretanto temos focado apenas nas coisas que não temos recebido, a nossa humanidade tem nos feito reféns dos interesses mundanos em ter casas luxuosas, carros caríssimos e tem nos afastado da compreensão de que o melhor lugar onde possamos estar é junto ao nosso Pai, desfrutando das coisas do seu reino, e tomara que não venhamos a descobrir isso como o filho prodigo, depois do abandono, da humilhação e da vergonha, mas que ainda assim se alegrou por ter retornado ao lar. Deus está neste tempo disposto a receber-nos em seus braços e preparar para nós um banquete. E que entre nós não sejamos achados como o filho mais velho, rixoso e amargurado pois seu amor e lealdade estavam postos nos bens que o Pai lhe daria, mas que sempre foram seus, enganado pelo seu próprio coração ele corroía-se de inveja e dissabor.

...”era justo, alegramo-nos e regozijarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado”.

Alegremo-nos sempre no Senhor, pois o justo viverá pela fé!

N`Ele, que nos dá o tempo necessário, para regressarmos de volta aos seus braços, para que não percamos a festa,
Graça e Paz.

Renata Cláudia

Facebook: https://www.facebook.com/renata.claudia.71

O texto foi inspirado no Livro de Max Lucado - Ele ainda remove pedras. 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário