terça-feira, 21 de maio de 2013

Comemorar Sim. Avaliar Também.

Ainda no pique e no ânimo das comemorações pelos 77 anos de UMP no Brasil e pelo dia do Jovem Presbiteriano (terceiro domingo de maio), vamos considerar desta feita duas reações importantes em momentos como estes. Houve comemorações por todo o Brasil, com ações de graças a Deus pela Mocidade Presbiteriana. Particularmente, estive em Natal junto com os jovens da Paraíba e em especial da Federação Borborema. Foram momentos maravilhosos de louvor a Deus, comunhão e muita alegria. E creio ter sido assim Brasil afora pelo que vemos nas redes sociais. Graças a Deus. Mas vamos então às reações. Comemorar e Avaliar.
Comemorar sim, pois Deus tem sido muito gracioso com nossa juventude e mostrado, dia a pós dia, a sua fidelidade para conosco. Ao observarmos a história, escrita com lágrimas, sorrisos e muito suor do trabalho de muitos jovens, podemos dizer como o salmista: "Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres." (Sl 126.3). São muitas vidas alcançadas, igrejas que são abençoadas por seus jovens, estes crescendo em graça e sabedoria, vivendo de maneira o cristianismo puro e simples. Louvamos a Deus não só pelo que ele fez, mas pelo que ele faz. Como tem sido maravilhoso ver jovens animados a trabalharem para Deus em sua sociedade, em participar ativamente de suas diretorias, indo a congressos e encontros e participando de maneira transformadora na sociedade, sendo verdadeiramente sal e luz. Contudo , no verso 4 do salmo 126 há um pedido de restauração, de uma nova ação de Deus a mudar a sorte do povo. E aqui entra a segunda parte de nossa reflexão. É necessário e urgente uma avaliação.
Um pedido de restauração vem, com certeza, depois de uma avaliação e diagnóstico de necessidade de mudança. Assim, neste momento de muita festa (e é justo que assim seja) , precisamos parar e analisar que muita coisa ainda precisa ser feita e acontecer. Não é pequeno o número de jovens que abandonam os caminhos do Senhor, embebecidos com as paixões do mundo, sejam sociais, financeiras, sexuais ou intelectuais. Nossos jovens precisam de boa instrução bíblica e de exemplos sérios a serem seguidos. Ainda temos muito jovens apegados a excessivo denominacionalismo.  Se o amor dessas pessoas à denominação se convertesse em amor e defesa de nossa confessionalidade, teríamos UMP's muito fortes. O que fazer então? Antes de tudo, orar, orar e orar, pois servimos ao Senhor criador dos céus e da terra e que a tudo governa. E juntamente à oração, muito trabalho. Os exemplos existem, motivem seus jovens a formarem grupos de leitura e convidem pessoas para estes encontros. Esta é uma possibilidade. Existem várias. E simples de executar, e com grandes frutos, para a glória de Deus.
Enfim, louvemos a Deus pelo que Ele tem feito , e clamemos para que Ele continue , hoje e sempre, restaurando nossos jovens.
Você já pensou que daqui pra janeiro de 2014 haverá eleições para novas diretorias em sua UMP, em sua Federação, na Confederação Sinodal e na Confederação Nacional? Já pensou o quanto precisamos orar por isto. Vamos em frente. Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho. Portanto, comemorar sim, avaliar também.


Presb. Cícero da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário