terça-feira, 19 de março de 2013

Sola Scriptura


No século XVI, a Igreja que hoje conhecemos como Católica Apostólica Romana, estava em seu declínio doutrinário. Já não havia a preocupação de seguir os ensinos dos apóstolos , as doutrinas da graça entre outras,  que não eram sequer mencionadas. A população em geral não tinha estudo nem tão pouco acesso aos oráculos de Deus, sendo assim  grande  as trevas em que viviam.
As escrituras  sagradas eram de acesso restrito não só por ser escasso os livros, mas também por serem escritas em Latim, o que tornava seu acesso ainda mais restrito. A igreja tinha em seu clero homens mas envolvidos com política do que com o sagrado, o que os tornava mais parecidos com governantes  do que sacerdotes. A população era escravizada, sem conhecimento e sem acesso as escrituras, o homem se torna ainda mais miserável, como disse o Senhor por intermédio de Oseias 4:6 “Meu povo é destruído por falta de conhecimento”.
Mas Deus em sua infinita graça levanta  Lutero, um Monge que não apenas tinha acesso as escrituras, como também era um estudioso da língua em que ela estava escrita, lhe dando  o discernimento necessário para não apenas ser salvo mas também para iniciar a reforma protestante, que o levou a fixar as 95 teses em frente a Catedral de Winttenberg em 31 de setembro de 1517.Posteriormente vieram as Confissões de Westiminster , um resumo daquilo que as Escrituras apresenta em suas doutrinas e os Cinco Solas:
1.       Sola Scriptura
2.       Sola gratia
3.       Sola fide
4.       Solus Christus
5.       Soli Deo Gloria
O sola Scriptura nos garante que todos os outros pontos  sola gratia, sola fide, solus Christus e Soli deo Glória são fieis a ela.
Iris B nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário