terça-feira, 12 de março de 2013

O descanso no dia do Senhor





Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.
Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos,
mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades.
Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou. 
Êxodo 20:8-11

                A santificação de um dia da semana para o descanso é claramente uma ordenança da parte do próprio Deus dada a Moisés nas Tábuas da Lei (ou Dez Mandamentos) para guiar o povo hebreu. Ao passo que a lei mosaica deveria ser observada pelos Judeus, os Cristãos também deveriam guardá-las. Mesmo que somente o próprio Jesus a tenha observado de forma completa, os pequenos Cristos ou Cristãos ¹, deveriam proceder de forma a tentar cumpri-la mesmo que de forma limitada. Ainda que considerando as limitações dos Cristãos em fazê-lo pela natureza falha e pecaminosa, é notório que muitas das práticas que nos cabem, temos relativizado como exemplo “observar o dia do Senhor para santificá-lo”.
                Não entrando no mérito do debate sobre o Shabbath ser literalmente o sábado ou o domingo, mas tenho que citar Jesus apareceu após a ressurreição em um domingo (primeiro dia), a descida do Espírito Santo foi em um domingo, o primeiro partir do pão entre os apóstolos foi em um domingo etc. John Bunyan, autor de “O Peregrino”, chega a afirmar que o início de João 20:26 “e oito dias depois [...] confirma que o domingo é o novo shabbath.
                Mesmo com qualquer divergência dos adventistas sobre o assunto, o que percebemos com o texto de Êxodo é que alguns de nós estamos distantes do cumprimento deste mandamento. Deus é muito claro no versículo 10 do capítulo 20 de Êxodo, onde enfatiza que “nesse dia não farás trabalho”, o que não significa dizer que nada faremos neste dia, mas significa que nele faremos unicamente o “serviço” de buscar ao Senhor e aprender dele. É um equivoco entender que o domingo será um dia somente de descanso do trabalho dito secular e maior equivoco ainda pensar que o dever de buscar ao Senhor é somente ir a igreja pela manhã e/ou a noite.
                O Breve Catecismo de Westminster em resposta a pergunta 60 (De que modo se deve santificar o Domingo), diz que no domingo deve existir um santo repouso, onde o tempo deve ser dedicado a exercícios públicos e particulares de adoração a Deus assim como uma parte do tempo para obras de necessidade e misericórdia ². Isto deixa claro que o repouso neste dia é dos trabalhos seculares e não sinônimo de uma mente ociosa. Assim o domingo (ou o sábado) é santificado ao Senhor quando os homens preparam o coração de forma que TUDO o que não diz respeito a este dia e sua importância seja deixado de lado, se não estamos fazendo isto, estamos simplesmente descumprindo uma ordenança bíblica.
                O pastor Ageu Magalhães, publicou mês passado em sua página pessoal do facebook algumas dicas valiosas que certamente nos ajudarão a observar melhor o dia do senhor. Vejamos elas: 


20 Conselhos Práticos para uma Guarda do Domingo mais Proveitosa ³


1. Durante a semana, vá ao mercado, à feira e compre tudo o que você necessita para não ter que fazer isso no domingo.

2. Cuide também de outros afazeres como lavar e passar roupa, limpar o carro, cuidar da casa, praticar esportes, etc. Deixe o domingo livre de tudo isso.

3. Se você é estudante, programe-se para fazer as leituras e trabalhos durante a semana, separando o domingo apenas para os estudos devocionais.

4. No sábado, providencie a comida do domingo (almoço e jantar) para que o Dia do Senhor não tenha que ser passado na cozinha. 

5. No sábado à noite, não vá dormir tarde. Durma o número de horas suficientes para que você acorde descansado e, assim, aproveite bem o Dia do Senhor.

6. No domingo, acorde mais cedo, demonstrando seu interesse em usufruir deste dia. Levantar mais cedo também é bom para evitar os atrasos do Culto ou Escola Dominical e as discussões e aborrecimentos que resultam deles.

7. Quando começarem as orações e as leituras da Palavra, deixe de lado seus pensamentos particulares e una-se em mente e espírito ao povo de Deus.

8. Preste máxima atenção à palavra do pregador ou do professor da Escola Dominical. Atente para as coisas que você já sabe, e está recordando, e para as coisas novas que está aprendendo agora. Perceba que pecados Deus está confrontando em sua vida e ore pedindo misericórdia e graça para abandoná-los.

9. Terminadas as atividades da manhã na igreja, una sua família ao redor da mesa para o almoço. Ore agradecendo a Deus pelo alimento espiritual recebido e pelo físico que está à mesa. Ao invés de fazer comentários maldosos sobre algo que aconteceu na igreja, converse sobre os ensinos recebidos pela manhã. Pergunte a todos o que aprenderam e como podem colocar em prática estes ensinos.

10. No período da tarde, descanse, mas lembre-se de que o Dia do Senhor não pode ser de ociosidade. Ao invés de ver programas inúteis e pecaminosos na televisão, prefira ver um filme com princípios cristãos, ler um livro edificante ou escutar músicas de louvor e adoração a Deus.

11. Como o domingo é o dia por excelência para as obras de misericórdia, visite alguém que está precisando de cuidados físicos ou espirituais.

12. A tarde pode ser preenchida ainda com programações na igreja, tais como almoços comunitários e períodos de louvor e adoração por meio da música.

13. No final do dia, chegue mais cedo na igreja. Vá ao banheiro, beba água e certifique-se de que não precisará sair do culto para fazer qualquer coisa. Lembre-se de que, talvez, em um cinema, assistindo a um filme interessante, você não sairia para isso.

14. Antes de o culto começar, escolha um bom lugar para assentar-se, desligue aparelhos eletrônicos como celulares, smartphones, etc, e aguarde o início do culto em oração e leitura da Palavra.

15. No culto, una-se em um só coração com o corpo de Cristo para adorá-lo. Deixe que a mensagem da Palavra de Deus destrua suas ideias e comportamentos pecaminosos e edifique conceitos e atitudes de obediência e consagração.

16. No culto não desperdice tempo reparando nas roupas das pessoas, nos eventuais erros de português do pregador ou em qualquer outro detalhe periférico. Concentre-se em adorar a Deus corretamente e em ouvir a Sua voz por meio das Escrituras.

17. Terminado o culto, não saia apressado da Casa de Deus, como se ali fosse um local desagradável. Converse com as pessoas, confraternize-se, aumentando a comunhão com seus irmãos.

18. Não frequente restaurantes neste dia. Lembre-se que o mandamento envolve não trabalhar e não fazer com que outros trabalhem também. Prefira reunir o grupo de irmãos em sua casa para saborear os pratos que você já providenciou no sábado. 

19. Ao chegar em casa, ao invés de ligar a televisão e perder boa parte do que foi aprendido neste dia especial, vá para a cama ler um livro e medite nos ensinos recebidos durante o dia.

20. E lembre-se, o domingo é um dia de deleite, agradável. Os puritanos o chamavam de “o mercado da alma”. Isaías disse ao povo de Deus no passado: “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR...” (Is 58.13,14).

"... não há crentes, em todo o mundo, que se comparem, quanto ao poder da piedade e quanto à excelência nos terrenos da graça, da santidade e da comunhão com Deus, como aqueles que se mostram mais estritos, sérios, estudiosos e meticulosos na santificação do dia do Senhor... A verdadeira razão pela qual o poder da piedade tem caído a níveis tão baixos, tanto neste como em outros países, é que o domingo não está mais sendo observado de forma estrita e consciente...” Thomas Brooks
Particularmente discordo um pouco sobre a proposta contida na dica 18, onde o pastor Ageu orienta não freqüentar restaurantes, pois mesmo que o dia do Senhor seja reconhecidamente no domingo, existem cultos durante a semana e creio não ser empecilho para os empregados de restaurantes trabalharem no domingo e cultuarem em outro dia, mesmo considerando que muitos não estarão fazendo a mesma coisa que eles. Vejo que sempre existirão muitas pessoas fazendo exatamente o contrário no domingo e não nos atrapalham. Imagine que alguém só tem condições de ir de ônibus à igreja, deixaria alguém de ir para que não haja motivação para o trabalho de alguns nesse dia?
No mais, considero as demais orientações do Pastor Ageu Magalhães muito importantes para que possamos realmente não relativizar aquilo que foi estabelecido pelo nosso Deus!

 Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário


¹ chamados assim pela primeira vez em Atos 11:26
² Os textos de referência que corroboram com esta resposta são Lv 23.3; Is 58.13-14; Mt 12.11-12; Mc 2.27-28.



Felipe Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário