quinta-feira, 28 de março de 2013

A Verdadeira Amizade


“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” João 15: 13.

Falar de amizade é muito prazeroso, pois temos sempre lembranças de pessoas amigas que fizeram e ainda fazem parte de nossas vidas, onde cada momento vivido serviu de grande aprendizado. Mas penso se o conceito de amizade que temos realmente vivenciado é o correto, pois temos apenas ligado às pessoas que nos alegram, apoiam e consolam somente em momentos difíceis.

Porém, quando falamos de Cristo esse conceito é muito mais abrangente, onde evidenciamos no versículo acima uma amizade sacrificial, quando Cristo entrega a própria vida por seus amigos. Mas quando paramos para analisar quem são esses amigos é onde o conceito de amizade se torna mais nítido.
Então, Quem são estes Amigos?

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Romanos 5: 8-10

Na carta aos Romanos, Paulo deixa claro quem são esses amigos: nós os pecadores, indignos do seu Amor, onde no v.10 os descreve até como inimigos, portanto é perceptível que o amor de Cristo transcende o nosso entendimento de amizade, onde a nossa amizade é voltada para nós mesmos, satisfazendo assim as nossas necessidades. Com Cristo é diferente, Ele entrega a própria vida por outrora inimigos de Deus, e somente por este ato de Amor podemos ser reconciliados com o Pai e sermos chamados Amigos de Cristo, onde podemos finalmente desfrutar desta verdadeira amizade.

Somente após entender o que Cristo demostra sobre amizade é que podemos colocar em pratica o v. 12 de Mateus 15 “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. Somos Chamados para ter este mesmo amor Sacrificial pelas pessoas, onde o nosso foco não estará em sermos saciados, mas em saciar o próximo. Ama-lo ao ponto de nos sacrificarmos por ele.

Mas você pode estar se perguntando: e as minhas necessidades, quem satisfará? Cristo nos explica no v.11 de Mateus 15 “Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo”.  Quando cumprimos o mandamento do nosso Senhor, nós alegraremos o coração d’Ele e assim a nossa Alegria será completa. Pois estaremos satisfeitos porque Cristo está satisfeito com nossas vidas. Sendo assim, Lembremos sempre: da mesma forma que Ele nos amou temos que amar ao nosso próximo.

“Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você puder, em todos os temos que você puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando você puder.” John Wesley

Wellison Anacleto
Um grande irmão e amigo da Igreja Metodista Central de Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário