quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Uma lição de Humildade

O título desse texto é o mesmo que intitula na minha bíblia a passagem do evangelho de João cap. 13 do verso 12 ao 20. Onde Cristo dá aos discípulos um dos ensinamentos mais importantes da vida cristã. E é sobre essa noite não significativa para história do cristianismo que recorro às palavras desta vez. Então, antes de tudo, leiamos a referida passagem.

“Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.
Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar.
Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou.
Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou”. João 13:12-20

Propositalmente, já coloquei o desfecho da atitude tomada pelo nosso Senhor e o ensinamento dado por ele naquela noite que precedeu o seu martírio. Pois quero estar destrinchando os acontecimentos narrados no capítulo 13 partindo desses versículos lidos agora. Procurarei, então, expor o capítulo e fazer essa meditação de forma linear a partir de agora.

O cenário era o da Ceia do Senhor. A essa altura dos fatos, satanás já havia posto no coração de Judas Iscariotes que ele traísse Jesus. E o nosso Senhor já sabia que era chegado o tempo de sair desse mundo e voltar para o Pai (versos 1 ao 3). É diante desta situação que Cristo protagoniza essa passagem amando os seus enquanto estava no mundo.

“Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se”. João 13:4

Essa primeira atitude de Cristo, descrita no verso 4, me chama a atenção para o seguinte fato. Antes de servir aos seus discípulos Jesus tira soa capa e veste na cintura uma toalha. Vestindo exatamente como se vestia um escravo na época. Essa atitude, deve ter mexido bastante com aqueles homens presentes na cena. Imagino a reação no coração impulsivo de Pedro. E já que estamos falando de humildade, vamos atentar para Pedro também.

Havia um decreto que não permitia que um judeu fosse escravo de outro judeu. Porém Cristo quebra esse paradigma vestindo-se como um escravo e indo servir os seus discípulos lavando-lhes os pés. E ao chegar a Simão Pedro para lavar-lhe também os pés, a reação do mesmo é diferente da dos outros:

“Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo”. João 13:6-8

Seria essa uma atitude de humildade de Simão Pedro? Ou será que o mesmo não tentou demonstrar uma falsa humildade ou uma falsa santidade? Levanto esse questionamento pelo fato de que as características subtraídas de Pedro pelas escrituras são de um homem impulsivo, que queria sempre estar na frente, buscar sempre demonstrações bruscas de intimidade com Deus. Quando na verdade era um homem de pouca fé. O que implica dizer que era de pouca intimidade com Jesus (sabendo que fé é relacionamento com Deus).

A atitude seguinte de Pedro não é algo louvável. Pelo contrário. É uma atitude mais uma vez impulsiva de quem não compreendia o que o Mestre estava fazendo naquele momento. Ainda mais, ele quer ter um tratamento a mais em detrimento dos outros discípulos. Advertido por Cristo de que se Ele lavasse os seus pés, teria parte com Ele, quis que Cristo lavasse também o restante do seu corpo:

“Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos”. João 13:9-10

“Mas não todos”. A forma com que Cristo termina sua explicação já é a deixa para outra declaração feita por ele naquela noite. Pois ele sabia que nem todos estavam limpos. Vemos aí que Judas Iscaritotes nunca teve parte com Deus. Mas foi delegado para este fim, pelo próprio Deus.

Cristo explica a sua atitude. Mostra aos discípulos como devem agir sendo eles humildes servos uns dos outros. Admoestando-lhes de que pratiquem o serviço como ele o fez sendo quem era. E quem ele era? Cristo faz uma declaração importantíssima para nós no versículo 19: EU SOU. Uma expressão usada pelo próprio Deus no velho testamento. Não há dúvidas de quem Cristo é, do que ele representa. Ele, sendo Deus, humilhou-se e serviu. Essa era a lição.

Depois de ter feito e dito todas estas coisas, o espírito de Cristo agitou-se dentro dele (verso 21). E ali Cristo afirma que um deles o trairia. É importante vermos como evangelho João relata esse acontecimento.

“Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.
Então os discípulos olhavam uns para os outros, sem saber  de quem ele falava.
Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.
Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.
E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?
Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão”. João 13:21-26

Mais uma atitude que Pedro toma demonstrando sua impulsividade. Note que ninguém pergunta a Jesus de quem ele se referia. Porém Pedro pergunta ao discípulo que estava conchegado a Jesus (possivelmente João) fazendo-lhe sinais. É possível imaginar a cena: o discípulo perto de Jesus e Pedro fazendo sinais disfarçadamente para que ele perguntasse a Jesus quem era o discípulo.

Jesus, porém, responde ao discípulo que estava conchegado a ele que demonstraria através do sinal de entregar o pedaço de pão molhado no vinho, mas não responde a Pedro. Daí, duas coisas podemos tirar: 1- a atitude de molhar o pão no vinho e entregar a alguém era um gesto para honrar um visitante na época, alguém importante. E Cristo faz isso com aquele que o trairia. 2- se Pedro soubesse que Judas era o traidor, certamente o mataria ali em seu furor e impulsividade, assim como tentou fazer com um soldado arrancando-lhe a orelha horas depois.

Continuemos:

“E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa.
E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto”. João 13:27-28

Vejam. Nenhum deles havia entendido. Eles sabiam que Judas trazia as moedas consigo e pensaram que Jesus estava o mandando comprar algo que precisavam ou dar alguma coisa aos pobres. E agora, com os que estavam presentes, Cristo dá um novo mandamento:

“Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele.
Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar.
Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo também agora.
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. João 13:31-35

Depois disso (adivinhem!) Pedro, mais uma vez, faz questionamentos típicos de quem não tem a compreensão do que Cristo fala. Muitas vezes Deus, através de sua palavra, fala conosco e ao término de tudo dizemos: “mas e isso”? “e aquilo”? 

Não é diferente da atitude que Pedro toma ao fazer o seguinte questionamento: “Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás.
Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida.
Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes”. João 13:36-38.

Em sua insistência em mostrar a sua ‘devoção mais elevada’, Pedro é contrariado pelas palavras de Jesus em todo este episódio. O interessante é que o enfático ensino dado foi sobre humildade. E o ensinamento que podemos tirar desse capítulo é justamente ser um servo humilde. Não querendo fazer demonstrações de nossa intimidade com Deus em detrimento dos outros. Em algum momento dessa passagem vimos aquele discípulo que estava reclinado sobre o peito de Cristo se gloriar nisso? Porém Pedro tentou o fazer.

Que a humildade e o serviço possa ser prática nossa. Pois é ensinamento de Cristo. Não tomemos esse ensinamento pra exercer uma falsa humildade, uma falsa santidade. Não sejamos imitadores das atitudes tomadas por Pedro até essa noite. Mas que possamos compreender aquilo que Cristo realmente disse na noite que precedeu todo o seu sofrimento.

Walisson Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário