terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Escritura Sagrada


                   Um dos maiores tesouros herdados pela humanidade é a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. É o livro que desde os temos mais antigo fala ao coração humano, desafiando, instruindo e apontando o caminho para a salvação em Cristo.

                Em 2ª Pe 1:19-21 fica claro que “Nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação... homens (santos) falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo”. O que é a Escritura para o cristão?

A Escritura é a revelação de Deus que por Ele foi inspirada, isto é, foi soprada por Deus. Não se trata de fruto de elocubrações humanas. Esta revelação de Deus é superior à revelação natural que revelam a glória de Deus (Sl 19:1-4). Esta revelação possibilita o conhecimento de Deus e de Sua vontade (Is 8:20). Quando alguém quiser conhecer a Deus e sua vontade, este pode debruçar-se sobre as Escrituras e satisfará o anseio de Deus. Esta Escritura responde a tudo que o homem precisa para sua salvação (Jo 5:39; Rm 15:4).

                A Escritura, também, é um conjunto de livros composto de 39 livros do Velho Testamento escritos originalmente em hebraico e parte em Aramaico e 27 livros do Novo Testamento escritos originalmente em grego.

                A Escritura é a Palavra Viva de Deus, pois em todo e qualquer tempo ela está falando ao coração dos homens. É viva porque ela é perfeita e digna de toda aceitação, sempre atinge seu propósito para a qual foi escrita. É viva uma vez que é o próprio Espírito Santo que ilumina, esclarece e aplica e está estendida a todos os povos sem nenhuma distinção.

                A Escritura é a Palavra Completa de Deus uma vez que seu conteúdo é suficiente para os seus propósitos (Jo 21:25). Não precisa ser complementada, alterada, atualizada, acrescentada. Na verdade alterá-la traz juízo para aquele que o faz. Ela não carece de novas revelações. Na sua interpretação precisamos fazê-lo com cuidado, zelo e temor (Mc 7:13). Na sua compreensão dependemos inteiramente do Senhor (Sl 119:125), pois não se trata de pura compreensão gramatical, histórico, cultual ou filosófico.

                Estes são alguns aspectos gerais das Escrituras Sagradas que não pode ser esquecidos ou desprezados, pois são preciosidades da fé reformada. Sustentação de uma fé baseadas no que Deus diz e faz.

Rev. Fábio José Bernardo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário