quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fique de olho

                Todo mês de janeiro é o mesmo alvoroço: O Big Brother Brasil vai começar. A mídia inicia toda a especulação dos participantes e milhares de brasileiros passam a acompanhar todos os passos, palavras, gestos, brigas, intrigas e romances desses participantes que estão em busca de fama e dinheiro, de uma forma, convenhamos, não muito digna.

                E o que esse isso tem a ver com a nossa vida espiritual? Essa é a pergunta que todos nós, que queremos ter uma vida em comunhão com Deus, devemos nos fazer diante das situações que a vida nos coloca, tendo em vista que a palavra de Deus nos orienta: “quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” 1 Coríntios 10:31. Desde as coisas essenciais, como comer e beber, até as demais coisas devem ser feitas para a glória de Deus.

                Voltamos novamente à pergunta: O que o programa de TV citado tem a ver com a nossa vida espiritual? Estar em comunhão com Deus implica em estar em contato com tudo o que nos faça chegar mais perto Dele, que nos permita conhecê-Lo mais, que nos fortaleça espiritualmente. Nesse sentido, um programa que explora a nudez, os relacionamentos descompromissados, as discussões vazias e que estimula a curiosidade pela vida alheia, não parece contribuir para o nosso crescimento espiritual. Antes de qualquer coisa, o referido programa evidencia todos os aspectos da depravação total do homem, ressaltando-os de forma positiva, a ponto de suscitar nos telespectadores uma avidez em beber tais comportamentos, considerá-los normais e dignos de interesse.  Obviamente que tornarmo-nos sedentos por tais coisas não nos aproxima do Pai.

                No livro de Salmos, capítulo primeiro, versículos de 1 a 4, Davi afirma que: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. /Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. /Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará./ Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha”. A partir dos versículos transcritos é possível elencar algumas características que devem ser rejeitadas pelos cristãos: os conselhos dos ímpios, o caminho dos pecadores e congregar com os escarnecedores.

             Analisando, pelo menos os dois últimos comportamentos estão sendo estimulados pela programação em questão, o que, de certa forma, fere a nossa comunhão com Deus, pois, como salienta a palavra de Deus, “onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (Lucas 12:34).

                O jargão do programa afirma: “Fique de olho”. Esse também poderia ser o imperativo do cristão diante das ciladas do mundo. Uma serpente estimulou o rompimento da comunhão do homem com Deus no princípio. Hoje, o inimigo de nossas almas tem se utilizado de artifícios mais modernos e chamativos para continuar a nos afastar de Deus, portanto “Fique de olho”.

Andrea Grace   

Nenhum comentário:

Postar um comentário