terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Deus cuida do seu povo

A parábola do joio, exposta pelo Senhor Jesus e apresentada por Mateus no capítulo 13 do seu evangelho, versículos de 24 a 30, traz-nos preciosas lições acerca da salvação do povo de Deus, da condenação dos ímpios e do cuidado de Deus para com os seus. Longe de ser um texto a ser usado entre os dentes e festejar a condenação dos ímpios e a derrota do inimigo, o ensino de Jesus aqui contido consiste no amor, zelo e guarda do Senhor a fim de preservar os eleitos.

Como o Senhor Jesus mesmo explica nos versos 36 a 43 do mesmo capítulo, o trigo e o joio representam, respectivamente, os filhos de Deus e os filhos do Diabo. Ambos estão juntos, mesmo vindo de fontes diferentes, mas o objetivo dos filhos da perdição é o de confundir, passar-se pelo que não é e de levar à morte os filhos de Deus. Enquanto o trigo cumpre o papel designado pelo semeador, o joio apenas confunde, mente e distorce.

Ao dono do campo é dada a opção de arrancar o joio, mas ele a refuta para evitar arrancar e destruir também o trigo. Este trecho nos ensina duas grandes lições: a primeira, que o juízo  e condenação dos ímpios tem o seu dia determinado, acontecerá e será terrível; a segunda é que até lá, o povo de Deus é por Ele guardado, tem nEle refúgio e persevera nEle até o fim.  Um exemplo claro disto é Noé. Muitos entendem que, durante a construção da arca, Deus estava dando chance ao povo de se arrepender. Na verdade, a condenação já havia sido proferida, e o tempo entre a ordem para a construção da arca e o início do dilúvio foi, na verdade, o tempo necessário para Noé e os seus serem guardados e salvos. Noé e os seus foram separados (o trigo, a boa semente), enquanto os demais foram extintos (o joio colhido e lançado ao fogo).

Vivamos, pois, glorificando a Deus pelo cuidado com o seu povo, pois foi Ele que nos elegeu antes da fundação do mundo, regenerou, nos tem santificado e nos sustentará até o dia de Cristo Jesus. E vamos pregar o evangelho, as boas novas da salvação, até que todo o trigo esteja recolhido.

Deus nos abençoe

Presb. Cicero Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário