quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

E o Futuro?


Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. Rm 8:18

O cantor popular Ivan Lins em sua música “Depende de Nós” com sua letra e poesia aponta para um futuro melhor que depende necessariamente de cada um de nós para um mundo melhor. Atrás desse futuro existencial e material as multidões têm caminhado desenfreadamente. Não quero dizer que não tenhamos que trabalhar na direção de melhorias pessoais, familiares, sociais ou globais, mas há uma eternidade para se viver, um lar celeste para morar, um céu para se deleitar e uma adoração inescrutável para se prestar. Aquilo que é eterno e superior é completamente ignorado por aqueles que não anseiam ou não desfrutam de nenhuma perspectiva sobre ela

O apóstolo Paulo poderia ficar extremamente desmotivado diante de tanto sofrimento, exceto se houvesse algo incomensuravelmente melhor e maior que o aguardasse. O texto selecionado revela que o paradoxo do sofrimento e glória revelam a realidade mais intrínseca entre elas. Não se trata de uma relação excludente, mas de sequencialidade quando se está na direção e caminho apontados por Cristo Jesus. O sofrimento por Cristo e em Cristo conduz-nos naturalmente ao inefável, sendo assim o sofrimento tem o seu valor.

O sofrimento experimentado por qualquer pessoa, à semelhança de Paulo, torna-nos mais conscientes que somos criaturas dependentes. Somente Deus é totalmente livre e independente. Em Mateus 5:3 relata que aos “pobres de espírito” pertencem o reino dos céus. O adágio diz: “Deus sem você continua sendo Deus, você sem Deus não é ninguém”. Outra proeza realizada pelo sofrimento é nos tornar mais humanos, pois terminamos por nos aproximar uns dos outros e verificar que somos pó e ao pó tornaremos. Que somos frágeis como teia de aranha e nossa vida como uma breve neblina da manhã.

Mas que glória há nisso já que todos os seres humanos passam por essas intempéries? A glória não está no sofrimento, mas à semelhança de Paulo, a glória está no sofremos por Cristo, por sua causa, por seu reino, por sermos eleitos. A glória está em saber que o melhor de Deus ainda está por vir. A glória está nos frutos e resultados que advirão na eternidade, ainda que desfrutemos indelevelmente desde já das benesses celestiais. Esse futuro e essa glória não depende em nada de nós. Já é certo o futuro de todos que confiam e esperam nEle, galardoador de todos que o teme.

Rev. Fábio Bernardo (Pastor da IV IPCG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário