sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Existem limites à obediência? Com a palavra: Augustus Nicodemus e Minka Schalkwijk


A pergunta é pertinente, pois muitos pais, não conhecendo a Deus nem a sua palavra, são cruéis com os filhos, maltratam-nos e exigem deles coisas absurdas. Há muitos jovens cristãos cujos pais permanecem na ignorância de Deus. Mas é preciso ir ainda mais longe e lembrar que existem até mesmo pais evangélicos que exigem coisas absurdas dos seus filhos, ensinando-os o que não convém e dando conselhos e orientações por vezes contrários ao ensinamento claro nas escrituras.[...]

Um princípio geral da ética bíblica é: quando dois mandamentos se conflitam, o maior deve prevalecer..

Vemos um exemplo disso na decisão dos apóstolos em desobedecer às ordens do Sinédrio – a autoridade religiosa e civil de Israel – para obedecer a Deus: “Antes importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5.29). Nossa obediência como cristãos às autoridades constituídas vai até onde começa a ser desobediência a Deus. Devo obedecer aos homens naquilo que não é repugnante à vontade de Deus. Por exemplo, somos sempre submissos ao governo, porém na hora em que este promulgar uma lei proibindo o compartilhar da nossa religião com outra pessoa, visando ganhá-la para Cristo, devemos ser os primeiros a desobedecer ao governo. Nesse ponto, a autoridade civil está em conflito com a autoridade divina. O mandamento humano está em conflito com o mandamento ”ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.
Então, em caso de conflito ético, prevalece o maior mandamento, ou seja, aquele claramente exposto nas Escrituras. [...]

Lopes, Augustus Nicodemus. A Bíblia e Sua Família – Exposições bíblicas sobre o casamento, família e filhos. 2001 Editora Cultura Cristã. Págs. 130-131.

Minka (sua esposa) leu, corrigiu e acrescentou ao material.

Karlla Christina

Nenhum comentário:

Postar um comentário