quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Teste de Qualidade


Os evangélicos alcançaram o expressivo numero de 42,3 milhões de adeptos no Brasil. Estes foram os recentes dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do ultimo censo realizado em 2010. As últimas décadas foram de grande crescimento para a Igreja Evangélica. Ela tem sido em disparada, o segmento religioso que mais cresce em nosso país. Este expressivo aumento é notado desde os grandes centros até cidades interioranas, onde o catolicismo predominava até pouco tempo atrás. Nem a Roma de Constantino viu tantos cristãos.

Essa explosão de adeptos também veio acompanhada de muitos problemas. No quesito quantitativo temos crescido de forma exorbitante, mas temos deixado muito a desejar em qualidade.  Há trinta anos não tínhamos nem metade de evangélicos que temos atualmente, mas raramente víamos escândalos de líderes e membros. Os fiéis não eram explorados e a pobreza não era sinal de maldição. A mensagem era a cruz, somente a cruz!

Mas nós, enquanto Igreja Reformada o que podemos fazer para elevar a qualidade do cristianismo no Brasil?

Acredito que grande parte dos crentes do nosso país precisam ser “ré-evangelizados”.

Aqueles que foram atraídos para o neo-pentecostalismo, são pessoas que continuam sedentas pelo Evangelho, ainda que já tenham ouvido sobre Cristo. Mas o que eles escutaram foram textos fora de contexto usados como pretexto. Uma mensagem totalmente distorcida!

Não são poucos o numero de fiéis que têm saído desapontados destas denominações. Decepcionados com as falsas promessas de prosperidade e cansados de ser extorquidos. Assim, saem à procura de uma igreja onde possam aprender a Palavra de Deus de verdade e adorá-Lo sem nenhum tipo de pressão psicológica.

Por isso, devemos estar preparados. Pois esta tem sido uma oportunidade de apresentarmos o Evangelho puro e simples, para estes que já se encontram com seus corações abertos para Cristo. É claro que do ponto de vista ético não é correto pescar no aquário dos outros, mas o que acontece quando os peixes estão sobrevivendo em águas poluídas e sem alimento adequado? Certamente morrerão. Logo, isto não se caracteriza em proselitismo, mas um novo campo de atuação missionária. Uma prática totalmente legítima.

Temos todas as ferramentas em mãos. Se sabemos que a nossa teologia é ortodoxa, e que a nossa igreja é realmente séria, que tal, assumirmos a responsabilidade de transformar esta “quantidade também em qualidade”?  Não percamos as esperanças em ver uma igreja viva e relevante nesta nação. Mas do que nunca a Igreja Brasileira precisa passar por uma profunda reforma. E quem fará isso senão nós, reformados. Aliás, este é um dos lemas da reforma: “Igreja reformada sempre reformando”.

Que o Senhor nos ajude! 

Missionário Ericon Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário