quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Não pule do pináculo!


“Então, o levou a Jerusalém, e o colocou sobre o pináculo do temple, e disse: Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeitoque te guardem; e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçardes nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus:Dito está: Não tentarás o Senhor, teu Deus.”
Lc 4:9-12

            Jesus havia sido levado pelo Espírito Santo para ser tentado no deserto pelo próprio Satanás e, ali, o inimigo de nossas almas faz uma proposta que deixa alguns cristãos perplexos, porque ele utiliza das Escrituras para fazê-la. Algumas pessoas, que não entendem porque exatamente Jesus não pulou do pináculo, dizem que Ele não o fez somente para não obedecer a Satanás porque, se houvesse pulado, os anjos O segurariam; mas não é esse o caso, realmente. O texto de Sl 91:9-13 fala acerca do Ungido de Deus e a proteção do Altíssimo das dificuldades e acidentes da vida. Deus O protege a fim de que nenhuma praga se achegue à sua tenda, mas o texto não diz que o Ungido deve procurar a praga para Si! Os anjos O sustentam a fim de que Ele não tropece; ora, ninguém tropeça por vontade própria!

            Aqui Satanás demonstra sua sagacidade no uso da Palavra de Deus: Ele propõe que Jesus faça algo de acordo com a má interpretação de um texto bíblico. Jesus, ao invés de fazê-lo, imediatamente responde mostrando que a interpretação do texto não dizia assim, nem jamais poderia dizê-lo, porque outros textos claramente estabelecem outra coisa. Como o mandamento que Cristo cita. Veja que a correta interpretação do texto é dada e também outros textos que apoiam essa interpretação.

            Mas, de forma similar à tentação de Jesus, Satanás tem tentado alguns crentes com outro texto distorcido. Tenho conversado com muitos jovens e debatido coisas com eles esse ano e, às vezes, costume divergir deles em alguns assuntos. Depois de demonstrar meu ponto de vista com alguns textos bíblicos, muitos tem me citado o famoso “a letra mata, mas o Espírito vivifica”. É compreensível em parte, afinal esses jovens geralmente não são capazes de empregar a Espada do Espírito para apresentar suas opiniões, e então se valem de “revelações de Deus” ou “experiências com Deus” para crerem no que creem. Eles estão pulando do pináculo.

            Digo que eles estão pulando do pináculo porque assim como o texto de Sl 91:9-13 foi distorcido por Satanás para tentar Jesus a agir de acordo com um texto mal interpretado, assim esses jovens são incentivados, por uma má interpretação de um trecho de 2 Co 3:6 a viver suas vidas cristãs de forma bem diferente do que deve ser realmente. Esses jovens talvez nunca tenham lido 2 Co 3:1-11 para entender o que realmente essa “Letra” quer dizer. E assim como a tentação de Satanás perdeu sua força quando o texto foi adequadamente interpretado, creio que essa sugestão também ficará bem mais fraca se lermos o que o texto diz.

            Abra sua Bíblia em 2 Co 3, e leia dos versos 1 a 11: Paulo está, aqui, comparando a antiga aliança com a nova e afirmando a superioridade da segunda. A primeira foi gravada com letras em pedras, e é chamada de “ministério da morte” e “ministério da condenação”; essa é a Lei. Ele afirma, porém, que havia alguma glória na antiga aliança. Para alguém que conhece alguma coisa de outros escritos de Paulo a respeito, sabe que “a Lei é boa”, e que tudo que ela diz, “aos que vivem na Lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus”. A Lei tem o seu propósito claro, qual seja: deixar evidente o pecado e a condenação de todos os homens, sem exceção. E por isso ela é chamada de “ministério da condenação”, e por isso se diz que “a Letra mata”. E não há nada de errado em a Lei nos condenar, porque isso é absolutamente justo.

            Também me faltaria o tempo de fazer toda uma longa exortação, com os vários textos bíblicos que nos orientam a um estudo diligente e a um conhecimento profundo da Palavra de Deus; esses jovens mesmo com os quais tenho conversado durante este ano sabem alguns. Eles sabem o “não tentarás o Senhor, teu Deus”. Mas, não obstante, pulam do pináculo! O argumento de Satanás é muitíssimo fraco, mas quantos acedem a ele! Porque ele diz: “a Letra mata, mas o Espírito vivifica, quer dizer que se você conhecer muito da Bíblia, ou se expor demais a ela, você irá ficar frio na fé; o Espírito vivifica: para evitar ficar frio, você deve apenas depender do Espírito, e não da Palavra”. Percebe que argumento fraco? Ainda que o texto dissesse o que ele não diz, poderíamos ler as Escrituras, e conhecê-las bem, dependendo do Espírito Santo a fim de que não ficássemos frios – como de fato fazemos!

            Irmãos, não pulem do pináculo! Não alicercem suas vidas, ainda suas vidas cristãs, em textos mal interpretados. Tenham cuidado! Satanás não tem intenção alguma que conheçamos a Palavra de nosso Deus; ele sabe que ela é lâmpada (Sl 119:105) e que sem ela o peregrine não encontra o caminho da cidade celestial; ele sabe que ela é semente (Lc 8:11), sem a qual o trabalhador da seara não pode fazer coisa alguma; ele sabe que ela é a água, que tanto dá vigor (Sl 1:1-3), quanto é usada para preparar a noiva do Cordeiro (Ef 5:25); sem ela, os justos não crescerão como a palmeira nem como os cedros do Líbano (Sl 92:12), e a noiva não ficará preparada.

Sabemos, porém, que os propósitos de Deus jamais serão frustrados: os peregrinos chegarão à cidade celestial; os semeadores farão o seu trabalho e a noiva estará pronta no tempo devido. Mas Deus cumpre Seus desígnios por diversos meios e um deles é o da exortação que nós fazemos uns pelos outros. E aqui está minha exortação: não pule do pináculo!


Daniel Campos
Irmão em Cristo Presbiteriano, de Belo Horizonte, que tivemos o prazer de conhecer através do grupo de leitura anual da bíblia no Facebook.

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. I all thе time еmaileԁ this webρage post ρage to аll mу сontacts, aѕ if like tο геad it afterward my contacts wіll too.



    Fеel free to visіt my ωeblog: payday loans

    ResponderExcluir