terça-feira, 7 de agosto de 2012

Você é um Bom Administrador?

A principal função de um administrador é gerenciar. Todos nós em algum momento já praticamos este ato. Gerenciamos nossas tarefas, nosso tempo, e várias outras coisas. E nossa vida cristã, será que estamos gerenciando bem?  Os livros de administração apontam três competências que conduzem o administrador a ser bem sucedido em suas atividades, sendo elas o conhecimento, perspectiva e atitude.  E podemos, sim, refletir nestas competências fazendo paralelos com a nossa vida espiritual.

Vejamos:

CONHECIMENTO: Se refere a todos o acervo de informações, conceitos, ideias, experiências que o administrador possui. Nós servos, podemos e devemos ter essa competência também. Como? Estudando a palavra de Deus, meditando nela de dia e de noite (Salmos 1.2), através de EBDs, de grupos de estudo e até mesmo sozinhos, lendo bons livros e buscando aprofundar-se naquilo que Deus revelou ao homem em sua palavra, crescendo na graça e conhecimento (2 Pedro 3:18).

PERSPECTIVA: É a capacidade de colocar o conhecimento em ação. É saber transformar a teoria em pratica. Como podemos fazer isso na vida cristã? Observando todos os ensinamentos das Escrituras sob o ponto de vista prático. Muitas vezes adquirimos conhecimento, mas o usamos apenas como um adereço a ser guardado em nosso ego, na estante da vaidade, na seção do conhecimento teológico. Aprendemos por aprender, para nos envaidecer com o conhecimento. Não podemos agir desta forma. Toda a palavra de Deus é útil para nos educar na justiça (2 Timóteo 3:16), para nos fazer andar mais de modo mais reto, mais semelhante a Cristo. Sempre que meditarmos em alguma verdade bíblica, devemos trazê-la e aplica-la à nossa vida, ao nosso dia a dia.

E por ultimo temos a ATITUDE: que é o comportamento pessoal do administrador frente às situações com quem se defronta. É essa competência que transforma o administrador em um agente de mudança na organização. É aqui que podemos perceber uma semelhança com o conceito que temos de testemunho cristão. Tudo que aprendemos, e que a aplicamos em nossas vidas, deve moldar nosso caráter, nossa forma de lidar com as situações e com as pessoas. É necessário que testifiquemos com nossas vidas aquilo que pregamos, a mudança que afirmamos que ocorreu em nós. As transformações surgem através de uma vida piedosa, que reflete no seu cotidiano o poder e a veracidade das verdades que propaga.

De forma simples somos impulsionados a um questionamento seríssimo: quantas vezes nos pautamos por essas competências em nossos negócios, em nossas carreiras, mas somos absolutamente negligentes e relapsos com nossas vidas espirituais, com nossas práticas devocionais? Será que entendemos que os negócios são mais sérios e mais importantes que nossa comunhão com Deus?

Muitas vezes, dentro da igreja, tem se recorrido a métodos de Administração e outras ciências para fazer a igreja crescer, aplicando fórmulas prontas de forma absolutamente equivocada. Se esse mesmo pragmatismo fosse, pelo menos, direcionado à vida devocional, teríamos cristãos mais disciplinados, organizados, compromissados e crescendo através de uma busca diária a Deus. Não existe uma fórmula matemática para o sucesso, pois as variáveis não estão sobre o nosso controle, no entanto, aquele que se compromete com Deus, a dedicar tempo buscando-o, certamente crescerá e dará bons frutos.

Que sejamos administradores aprovadas por Deus, no gerenciamento de nosso tempo, conhecimento e força, aplicando-os em uma busca continua de Sua graça em nossas vidas.

Rafaelly Amado e Rodrigo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário