terça-feira, 31 de julho de 2012

Um Deus de Milagres... E só!


Nos dias de hoje, vemos igrejas lotadas, o maior número de Cristãos no Brasil que já existiu, mas cada vez mais vimos que o evangelho nessas igrejas é totalmente ou parcialmente esquecido, e é substituído por milagres á torta e a direita, e promessas de realização pessoal para os seus membros. Desta forma vemos que as pessoas não tem procurado um Cristo que salva e sim, um cristo de milagres, que satisfaçam suas necessidades terrenas, sem se preocupar com a eternidade.

Mas este não é um problema dos dias de hoje, o próprio Cristo já se deparou diretamente com essa situação, e como somos Cristãos, não há exemplo melhor pra seguirmos do que o do próprio Jesus. Vejamos como Jesus agiu com estas pessoas.

No capítulo 6 do evangelho de João, Jesus estava Caminhando e uma grande multidão o seguia, mas a multidão estava atrás dos seus milagres. (João 6:2)

Mais adiante, no capitulo 26 Jesus fala qual é a verdadeira razão pela qual as pessoas SEGUEM á Ele. (Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. João 6:26-27)

Então um seguidor lhe perguntou como poderia executar as obras de Deus. (João 6:28) O principio da confusão começa quando Jesus responde á essa pergunta. (Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. João 6:29) Ele estava dizendo, que param serem salvos, as pessoas só teriam que crer que Ele era o Messias enviado por Deus.

Mas as pessoas não reagiram bem á essa afirmação de Cristo, pois acharam que Jesus fora arrogante, e duvidaram que Jesus fosse mesmo o Messias, e ai chegamos o ponto que eu gostaria de ressaltar, a indagação feita por aquelas pessoas. Elas não acreditavam que Jesus fosse mesmo quem dizia ser, ao menos que ele fizesse algum sinal, um milagre, ou algo sobrenatural, eles queriam que Jesus fossem como eles queriam, e fizesse o que eles queriam, eles exigiram que Deus provasse através de milagres que Ele realmente era o Messias. (Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu. João 6:30-31)
  
Claramente, a situação daquelas pessoas não era muito diferente das de hoje, elas queriam um Jesus de milagres, queriam basear sua fé, em algo que sentiam, ou que viam, ou em algo que traria algum beneficio para eles. Como Jesus, sendo o próprio Deus reagiu perante essa situação? O que ele falou, e o que ele fez?  Ele mostrou o caminho, mas ao mesmo tempo reprovou a atitude daquelas pessoas que não creram. (E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mas já vos disse que também vós me vistes, e, contudo não credes. João 6:35-36) 

Logo em seguida Jesus afirmou que as pessoas não virão á Eles por conta dos milagres, ou dos sinais, mas sim porque Deus os mandou á Ele, ou seja, as pessoas creem porque o próprio Deus as atrai. Ele as escolhe, e os chama para uma santa vocação. Milagres não são capazes de convencer ninguém do pecado, e posteriormente leva-lo ao arrependimento. A conversão se dá quando Deus por sua soberana vontade chama alguém, e o justifica através de seu filho Jesus Cristo, que os dará vida eterna, e os fará permanecer na fé. (Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. João 6:37-39). (Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44).

Jesus seguiu afirmando que Ele é o caminho para a vida eterna (João 6:53-57). Mas pessoas não estavam satisfeitas com este discurso. Eles queriam o maná que seus antepassados tiveram o privilégio de receber, ou seja, eles queriam experiências miraculosas. Então Jesus usa um discurso duro, e fala que os antepassados deles comeram do maná e agora estavam mortos, enquanto Ele esta os oferecendo a vida eterna. (Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. João 6:57-58)

Tais afirmações começaram á afastar as pessoas, que estavam se sentindo ofendidas e indo embora, levando até os discípulos ficarem escandalizados, levando-os a indagar se era certo mesmo Jesus estar falando tais coisas. (João 6:60). 

Então Jesus põe fim a discursão afirmando que o mesmo já sabia aqueles que iriam crer, e quem eram aqueles que o Pai tinha entregue á Ele, e perguntou aos seus discípulos se eles também se sentiram ofendidos e gostariam de se retirar(Mas há alguns de vós que não creem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? João 6:64-67), ai onde vem a afirmação chave desse estudo. Os discípulos responderam: (Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. João 6:68).

                                                               Conclusões

·         Não devemos usar os milagres para atrair pessoas á Cristo, temos que apresenta-lo como o Salvador, expondo sua situação de pecadores condenados.
·      Devemos pregar o Evangelho genuíno, sem modificações, por que aqueles á quem Deus previamente predestinou vão receber essas palavras, mesmo que espante muitas outras. Temos que nos analisar á luz das escrituras, e não no nível de aceitação das pessoas.
·         O verdadeiro evangelho é o Cristo crucificado, não há outro caminho para a salvação, só Jesus têm as palavras de vida eterna.


                                                        Que Deus continue vos abençoando.


Guilherme Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário