quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Verdadeira Luz do Mundo


Luz. O que seria do mundo sem luz? Viveríamos todos em um breu total, cegos diante do nada. Tropeçando, caindo, sem reconhecer, sem distinguir, sem enxergar.  Talvez nunca saibamos o que é a escuridão completa porque, nem a noite, possui escuridão total.

No mundo encontramos vários tipos de luzes: há aquela luz fraquinha do abajur ao lado da cama, que acompanha o nosso sono; há a iluminação pública que serve a todos os cidadãos; temos as luzes multicoloridas dos refletores que animam festas e eventos; há a luz das estrelas, luz que irradia o poder do Pai, que ilumina o céu, tornando-o mais belo, menos escuro.

E, apesar de tão importantes para tornar possível a nossa produtividade e a nossa vida noturna, todas as luzes citadas estão fadadas a apagar-se. Um dia terão que ser trocadas ou, até, dispensadas de sua utilidade.

Como viver, então, num mundo sem luz? Que triste sina seria viver tateando nas sombras! Mas, Deus nos dá uma boa nova. Uma certeza de que nunca viveremos nas trevas. Certeza essa que nos é assegurada pela afirmativa: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12). Jesus nos assegura uma seara contínua na luz e essa é uma luz que não se apaga. Um raio que está a nos guiar e não nos abandona. Não nos deixa cair. Não desvanece jamais, mesmo quando nossos pés estão demasiadamente feridos para continuar a jornada, a luz de Deus nos inspira a prosseguir. Pois uma vida que é guiada pela luz de Deus, é uma vida plena. E não só isso, uma vida eterna.

Deus nos dá uma vida nova, assim que morremos para a vida terrena, e nos guia por ela, sendo Ele a nossa bússola, o nosso discernimento e a nossa orientação de como caminhar: “Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo” (João 11:9). Nesse sentido, passamos a ser também uma centelha dessa luz.

E essa luz não pode ficar dentro de nós, a Luz não deve ser retida a uma pessoa só. Ela deve ser como a luz do sol: aquecer a todos. E nós, somos os responsáveis por isso, por tornar essa luz conhecida, por clarear as trevas do mundo, por retirar muitas vidas da escuridão, seja através de nossas palavras, dos nossos atos e até falando da Palavra de Deus.

E como fazer isso? Deixando a Luz ao alcance de todos: “E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz. E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz.” (Lucas 8:16).

Devemos espalhar essa Luz, ser portadores e reprodutores Dela aos nossos irmãos, pois essa fagulha da luz de Deus, em nós, não deve ser escondida. Ao contrário, ela deve ser ressaltada diante dos homens, como nos orienta Jesus “Resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus”(Mateus 5:16). 

Que possamos receber essa Luz em nós e que possamos fazê-la brilhar em nós.
               
Andrea Grace
@andreagrace_

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. É como diz a canção."jesus senhor quero eu brilhar,assim como o sol,quero anunciar,que o Seu Amor é que pode fazer,na vida de alguém novo amanhecer..." Sejamos então essa luz!Palavra sempre edificante irmão.

    ResponderExcluir