quarta-feira, 2 de maio de 2012

Como saber a vontade de Deus?



Todo aquele que é um Cristão temente a Deus e se preocupa em agradá-lo, certamente já se deparou e irá se deparar muitas vezes ainda, diante de decisões a serem tomadas, com a pergunta: Qual é a vontade de Deus? Que decisão estará de acordo com sua vontade? Aceito ou não esse emprego? Devo namorar esta pessoa ou não? Qual o curso que devo fazer? É da vontade Dele que eu assuma esse cargo na igreja? Enfim, todos nós encontramos com essas questões várias vezes na vida, mas grande parte de nossas dúvidas podem ser eliminadas se observamos alguns aspectos simples:

01. Desconfie de seu coração: As pessoas do mundo costumam valorizar intuições e sentimento na hora de tomar decisões, e acreditam que de seu próprio interior virá à resposta correta. Como cristãos não podemos agir assim, pois precisamos saber que nosso coração é desesperadamente corrupto, e não devemos confiar nele (Jeremias 17.9), pois suas inclinações podem nos conduzir a caminhos que afrontam a vontade de Deus. É preciso fazer uma análise séria e centrada das situações. A maioria de nossas decisões equivocadas poderiam ser evitadas se fossemos menos passionais. É necessário afastarmos de nossos julgamentos os sentimentos que nos cegam. Muitas vezes desprezamos até mesmo conselhos de pessoas sabias e tementes a Deus, achando que nosso coração é mais confiável do que elas. Para saber a vontade de Deus, é indispensável colocar a cabeça no lugar e domar as paixões descontroladas.

02. Obedeça a vontade de Deus revelada nas escrituras: O homem tem uma tendência enorme a ser contraditório e inconstante. Queremos uma coisa e fazemos outra. Hoje desejamos algo e amanhã já não o queremos mais. Mas Deus não é assim, e por mais que saibamos disso, precisamos reafirmar essa certeza em nossos corações. Jamais algo será da vontade de Deus se nos faz desobedecer à vontade Dele revelada na palavra, isso seria contraditório, Ele não muda ideia. Se um emprego te fará mentir ou te fará trabalhar com algo ilícito ou imoral, certamente não é a vontade de Deus para você. Se para conseguir algo terás que desobedecer a seus pais, desonra-los e assim ferir o mandamento de Deus, essa não é a vontade Dele para você. Por mais óbvio que isso pareça, as vezes chegamos ao ponto de tentar respostas subjetivas ou emocionais da parte de Deus para algo que irá afrontar sua palavra. Você pode até seguir esses caminhos errados, mas jamais afirme que o fez porque Deus desejava que você agisse dessa forma. Atente para os mandamentos, olhe para as escrituras, muitas vezes as respostas estão lá, cristalinas, certas e claras. Não adiante orar e esperar que emoções ou presságios nos deem as respostas, quando elas já estão acessíveis na palavra de Deus.

03. Reflita a respeito de suas motivações: Por fim, precisamos nos lembrar da razão para que vivemos. Nós fomos criados para glorificar a Deus e para alegrarmo-nos nele, e uma coisa esta ligada a outra. Se nossos desejos não glorificarem a Deus, eles também não trarão alegria genuína para nós, tão somente uma satisfação passageira e infrutífera, com grandes consequências depois. Uma análise sincera de nossas motivações pode ser a chave para a resposta que procuramos. Qual a decisão irá honrar mais a Deus e glorifica-lo? Será que não estou somente alimentando meus desejos carnais? A decisão irá beneficiar mais a Deus e sua causa ou aos meus desejos egoístas? O cargo que almejo assumir será realmente uma oferta de amor a Deus ou servirá muito mais para alimentar minha vaidade? É preciso negar a si mesmo e viver como um servo fiel apaixonado pela glória de Deus. Tudo que caminha em direção oposta a isto não é a vontade de Deus para nossas vidas.

Bem sei que as vezes nos percebemos diante de questões muito complexas e que estas simples orientações não serão suficientes para nos dar uma resposta segura. Nestes casos devemos meditar bastante, orar, conversar com irmãos de confiança e recorrer ao nosso pastor para nos auxiliar. Entretanto, muitas vezes as respostas são simples e claras, mas tentamos não enxerga-las por que não nos satisfazem, deste modo, acredito que nestes passos elencados acima encontraremos algumas diretrizes a tomar e assim sermos orientados, na palavra de Deus, a agir da maneira correta, que honre nosso Deus.


Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Rodrigo! Com certeza Deus tem usado o blog de vocês pra fazer coisas maravilhosas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus por isso! Em breve teremos novidades no blog, como texto de irmãos de outras igrejas reformadas, e certamente espero contar com os textos da minha jornalista preferida! ;]

      Excluir
  2. Maravilha de palavra ,Deus continue lhe capacitando nesse ministério!

    ResponderExcluir