quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Faltam Felipes!

“Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria. Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram grande pranto sobre ele. Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere. Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo.”
Atos 8:1b-5

“Ora, havia certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto; ao qual todos davam ouvidos, do menor ao maior, dizendo: Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder. Aderiam a ele porque havia muito os iludira com mágicas. Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres. O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados.”
Atos 8:9-13

“Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías. Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca. Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada. Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus.”
Atos 8:26-35


                Atos dos Apóstolos é um livro de cunho histórico dos primeiros passos da igreja e muito provavelmente foi escrito por Lucas, o mesmo escritor do evangelho. Lucas era médico e foi companheiro, na segunda e terceira viagem missionária, de Paulo. A temática do livro de Atos, também chamado por muitos de Atos do Espírito Santo, era “orientar a igreja em sua missão por meio do relato de como o Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao mundo gentio” [1]. As orientações contidas nos relatos tinham como destinatário Teófilo, do qual não se sabe muito, mas sabe-se que o primeiro livro de Lucas (o evangelho) também o tem como endereço.

                O capítulo 6 de Atos relata a escolha de alguns homens, que segundo as notas da bíblia Reina-Valera (bíblia hispânica, 1995), foram chamados de diáconos. Dentre os homens, achavam-se Felipe (At 8.4-13,26-40; 21.8-9) e Estevão (At 6.8; 7.60), escolhidos mediante as condições do versículo 3 deste mesmo capítulo. Após a morte de Estevão (At 7.60), houve grande perseguição o que fez com que Felipe e os outros cinco diáconos escolhidos juntamente com o mártir Estevão, espalhassem-se pela região da Judéia e Samaria que proporcionou a pregação da palavra de Deus. É neste contexto que começamos a entender o papel do evangelista Felipe (o qual não devemos confundir com o Felipe Apóstolo).

                Logo ao chegar a Samaria, Felipe prega a palavra (capítulo 8), mas encontra seu primeiro obstáculo, o mago que tinha por nome Simão. Este era, segundo o relato de Atos 8.9 e 10, um enganador que se autodenominava “grande vulto”, ou seja, alguém importante ou de estimado valor, ela assim se chamava por conta da idolatria que os pequenos e grandes tinham por ele, ao ponto de ser considerado “poder de Deus” ou “revelação do poder de Deus”. O fato é que os samaritanos o consideravam quase como um deus, porém percebe-se no verso 12 a eficácia da mensagem trazida por Felipe aquele povo, mostra o contrário. Após serem iluminados pelo Espírito verdadeiro, os samaritanos creram em Jesus. Fica registrado nas entrelinhas da passagem entre os versos 9 e 13 do capítulo 8, que Felipe foi ousado em mostrar a verdade do Deus vivo mesmo mediante alguém que realizava pródigos em nome do próprio Deus. Simão é comparável aos falsos mestres que temos visto no mundo hoje que podem até realizar grandes feitos, mas estão distantes de serem homens de Deus, mas que pelo contrário, agem por suas mãos e vontades próprias, sendo verdadeiras marionetes de Satanás, afastando o povo da verdade.

                Talvez parte do crédito que os de Samaria deram a mensagem que Felipe os fez ouvir se devesse a sua boa reputação (qualidade imposta em Atos 6.3 para a sua escolha), mas além dessa qualidade Felipe era “cheio do Espírito e sabedoria”, ou seja, Felipe era capaz de discernir espiritualmente mediante iluminação no próprio Espírito como também pelo fato de ser conhecedor das escrituras. A prova destas duas coisas (ser cheio do Espírito e conhecedor das escrituras) é apresentada nos versos 28 ao 35 ainda do capítulo 8 de Atos. Mesmo com os frutos de Samaria, Deus orienta Felipe ir a procura de alguém em um lugar deserto que não procurando talvez seu interesse em permanecer mais ali, seguiu as orientações do Senhor e foi levado a presença de um etíope que lia a profecia sobre Jesus de Isaias 53.7-8, que diz:

    “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.”

               Não entendendo a natureza da profecia, sentido e aplicação na sua vida, o etíope pede a Felipe que explique a passagem. Conhecedor da palavra, Felipe explica que cordeiro levado ao matadouro era Jesus e que para imputar, no lugar na iniqüidade dos homens a justiça de Deus, assim foi predito e concretizado.

                Perceba que Felipe não mudou a verdade de Deus em mentira, ele não ocultou que o sentido do texto era de que Jesus morreu pelos nossos pecados e foi humilhado, transpassado, ferido pelas nossas iniqüidades. Não houve parcialidade na explanação de Felipe, mas sim uma autentica exposição, talvez resumida, porém que contundentemente convenceu através do Espírito Santo, o etíope da sua condição de pecador ao ponto de pedir para ser batizado.

                Faltam mais como Felipe, faltam pessoas que busquem estar cheios do Espírito e cheios do conhecimento de Deus. Faltam autênticos cristãos que preguem a mensagem da cruz, onde além de Cristo ter sido crucificado, devemos nos crucificar com Ele, nos esvaziarmos de nós menos, nos humilhar, morrer para o mundo. Mas se faltam Felipes, sobram Simãos que até se dizem seguidores de Cristo, mas na verdade não se esvaziaram de si e ainda buscam a glória própria. Infelizmente ainda existem magos da fé, que tentam se disfarçar de “poder de Deus”, mas que na verdade esqueceram do poder da cruz, antes deturpam o verdadeiro evangelho transformando-o em “show da fé”. [Contudo a culpa não é somente dos que se levantam e fazem discípulos da carne, mas esses próprios discípulos são culpados por buscar prazer nas coisas terrenas e não nas do alto. São esses os que exaltam os cantores e pregadores e não a Deus, esses retiram Deus do centro da adoração e adoram a si mesmos].

                Fecho com duas frase de Charles Spurgeon, que dizem:

    “O fato é que muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças e ordenanças. Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela. Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice".

    "Haveria Jesus de ascender ao trono por meio da cruz, enquanto nós esperamos ser conduzidos para lá nos ombros das multidões, em meio a aplausos? (...) se você não estiver disposto a carregar a cruz de Cristo, volte à sua fazenda ou ao seu negócio e tire deles o máximo que puder, mas permita-me sussurrar em seus ouvidos: 'Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Soli Deo Gloria !

Por:Felipe Medeiros
 @felipe_ipb
               
Referencia Bibliográfica

[1] ____________________. A Bíblia de Estudo de Genebra. 2. ed. Barueri, São Paulo: Cultura Cristã, 2009. Introdução do livro de Atos dos Apóstolos, pag. 1417.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Ótimo texto! O povo de Deus atual precisa voltar ao verdadeiro Evangelho de Jesus.

    Só uma correção: o referido apóstolo chama-se Filipe, e não 'Felipe', viu, Felipe? hahaha

    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Glórias a Deus por esta exortação irmão,que Ele mesmo nos constranja em arrependimento.

    ResponderExcluir