quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Deus não esconde as rugas


O livro de Gênesis revela de modo significativo o cuidado de Deus para com seu povo e sua fidelidade no cumprimento de sua aliança, desde a criação do mundo. Esta perspectiva está presente em cada mínimo detalhe deste livro, até mesmos nas genealogias. Diante de tal maravilhosa e privilegiada situação é previsível e normal que o povo de Israel viesse a envaidece-se e se achassem superiores aos seus vizinhos, ainda que se originassem dos mesmos ancestrais, como os descendentes de Ismael, e até mesmo de Esaú.

Ocorre que na narrativa bíblica não se percebe idealização de personagem algum, as suas falhas não são encobertas com objetivo de criar ídolos nacionais e ícones para o povo de Israel. Deus não deu brechas para que o povo se idolatrasse. Nos primeiros capítulos do mesmo livro descrevem-se as falhas do patriarca Abraão, que a despeito de sua admirável fé, por duas vezes mentiu, afirmando que Sara era sua irmã, temendo por sua vida. Como se não bastasse, seu filho Isaque, também repetiu está lastimável façanha. 

No capítulo 27, está registrado o modo com que Jacó em parceria com sua mãe, ludibriou seu pai enfermo e usurpou a benção de Isaque, destinada ao primogênito Esaú. Esses fatos deixam claro que os patriarcas da nação, não foram pessoas idealizadas, tão pouco merecedores do favor divino. Foram falhos, com imensos pecados, escolhidos somente pelo beneplácito de Deus, e nada mais.

Esta realidade foi o antídoto para todo orgulho descabido do povo judeu. Eles eram iguais aos outros, tão falhos quanto. Se havia algo diferente, isto só se devia a intervenção divina, que de forma graciosa os escolheu e fez uma aliança com eles. Deveriam, portanto, ter compaixão com os outros povos, e principalmente, uma postura humilde, diante dos homens e Deus.

E quanto a nós? Que possamos perceber que assim como os personagens bíblicos, Abraão, Isaque, Jacó e tantos outros, somos pecadores, e não há nada em nós que justifique o amor que Deus. Somos seus filhos simplesmente por que ele assim determinou antes da fundação do mundo. Não deve haver espaço para arrogância e prepotência em nossos corações. Que ecoe em nós as palavras do apóstolo Paulo: “Onde está a jactância”? Foi de toda excluída. (Rm 3.27a).

Olhemos para os patriarcas, os profetas, os israelitas, e principalmente para nós mesmos e reconheçamos que Deus nos ama por graça, e assim sejamos sempre humildes. Que não nos tornemos idolatras de nossa própria imagem e nem permitamos que outros o façam, camuflando nossos erros, despistando nossas falhas.

Por fim, é oportuno lembrar-se de uma famosa citação de Oliver Cronwell, onde este pediu a um artista para que fizesse um quadro seu mas ao mesmo tempo o alertou que se ocultasse qualquer ruga ou defeito em seu rosto, não iria pagá-lo. A bíblia também não oculta o erro dos homens, e ao reconhecer suas falhas aponta para a glória da Graça de Deus.  Que ocorra o mesmo em nossas vidas.

SOLI DEO GLORIA

Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd
http://www.facebook.com/profile.php?id=100002712106642

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Isso nos mostra o quão grande é a graça de Deus em nossas vidas.
    parabéns pelo post!!!!

    ResponderExcluir