quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Afirmação Fundamental


Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação:
Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.
1ª Tm 1:15 (NVI)
            São muitas as vezes que nos deparamos com um produto e questionamos: “será que funciona mesmo?” Pode ser a respeito do tônico capilar, uma dieta para emagrecer, uma receita de aparência palatável, um chá “milagroso” dentre outros. Por vezes a essencialidade do evangelho é colocada em cheque em virtude do devaneio de alguns na busca de atender o “mercado” da fé.
            O apóstolo Paulo inspirado por Deus escreve a Timóteo e utiliza esta expressão: “Esta afirmação é fiel” que não é encontrada em nenhuma outra parte do Novo Testamento e chega a ser usada por quatro vezes por Paulo ao escrever a Timóteo (1ª Tm 3:1; 4:9; 2ª Tm 2:11 e Tt 3:8). Tal expressão ocorre propositadamente para identificar uma declaração fundamental, e, nesta primeira oportunidade, a respeito de Cristo. Urge, portanto, reconhecer, para nossa reflexão, o que quer dizer esta a sentença: “Esta afirmação é fiel” que nada mais é dizer que aquilo que ele declarou é um ensinamento fundamental para uma fé genuína e saudável, dado os falsos ensinos e enfermidades doutrinárias que se apresentava diante da lide ministerial naquela circunstância. Diga-se de passagem, circunstâncias de conflito e embate no campo da Cristologia em virtude das inúmeras heresias que misturavam uma religião sincrética e esotérica, combinado com misticismo e especulação filosófica em que Himeneu e Alexandre estavam atolados (v 20) e que deveriam ser veementemente rechaçadas.
            O aspecto fundamental descrito pelo experiente apóstolo Paulo está delineado na afirmação posterior e que me atenho na oportunidade para uma melhor recepção por todos. Desta forma, fica estarrecidamente destroçada todo e qualquer intento gnóstico que diz que a grande maioria dos homens não pode ser remida. Numa só sentença à semelhança de uma vacina que é injetada tornando imune o corpo doente ou factível de tal doença, assim a Palavra foi pronunciada atingindo letalmente as heresias e falsos ensinos deixando a salvo Timóteo e todos que recebessem aquele ensino, sendo que a obra redentora de Cristo é suficiente para salvar o mundo inteiro. Não tivesse Cristo Jesus sido enviado para nos remir por meio de sua expiação vicária e todos pereceríamos por justa e merecida condenação.
            Tal assertiva tem razão de ser uma vez que a vinda de Cristo ao mundo, matiz joanina, fala sobre a missão de Jesus (Jo 5:43; 10:10), subentendo-se a preexistência de Cristo, uma vez que o Cristo estava com Deus no princípio de todas as coisas e sem Ele nada se fez; sua missão messiânica (Jo 3:16), Já que não há salvação em nenhuma outro lugar ou pessoa; sua união e autoridade recebida de Deus Pai, entendendo que Ele veio não por quê decidiu aleatoriamente, mas como fruto de uma plano eterno e que só poderia ser executado pelo Filho de Deus, único que poderia atender as exigências divinas para redenção da humanidade.
Sendo assim, o amor de Cristo Jesus transcende todos os limites de compreensão e “conhecimento místico” dos gnósticos, salvando a todos os homens alcançados pela maravilhosa graça de Cristo Jesus, que forem convencidos do pecado, da justiça e do juízo pelo Espírito de Deus.
            Desta forma, heresias modernas que são apenas velhas heresias remodeladas e novas caricaturas que são desprezíveis, ofensivas, blasfemas, ignóbeis e vencidas. São ensinos que adoecem os desavisados e deixam eivados os curiosos.
            Que fazer? Em quem confiar? Em que acreditar? O que realmente funciona? Será que funciona? Jamais deveremos procurar o evangelho e seus extraordinários ensinos como se fôssemos consumidores vorazes em busca que do que funciona às nossas vistas, que satisfaçam nosso hedonismo. Se quiseres se livrar definitivamente de quaisquer dúvidas, volte-se para Cristo Jesus e seus ensinos que são basilares. Você sabe o que Dr. Carey mandou colocar no seu epitáfio? Estas palavras eram seu conforto:
Um verme fraco e sem razão,
Caio nos braços de Jesus.
Ele dá força e retidão;
Nada mais quero – Só Jesus.


Rev. Fábio J. Bernardo
IV Igreja Presbiteriana de Campina Grande
@fabiobernardo7

Nenhum comentário:

Postar um comentário