quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Nascendo do Espírito



“Se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”
(João 03: 03)


O versículo, transcrito acima, encontra-se no capítulo 03 do livro de João, no qual encontramos o relato do encontro entre Jesus e o fariseu Nicodemos. Muitas pessoas têm abordado esse versículo considerando o ato de nascer de novo, referido por Jesus, como sendo a ação de proferir a aceitação de Jesus Cristo como Salvador. Entretanto, se observarmos essa passagem com mais profundidade, percebemos que ela vai muito além das palavras de homens. 

O ato de nascer de novo implica em uma mudança na forma de pensar e agir. Nascer de novo, “da água e do espírito”, como lemos no versículo 5, requer uma renúncia dos impulsos da natureza humana que nos afastam de Deus. Isso fica mais claro quando, no versículo 06, Jesus esclarece que “o que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”.  O verbo “nascer” é concebido como “vir à luz”. Ao nascermos, pela primeira vez nos é possível abrir os olhos e contemplar a luz. Quando nascemos da carne, contemplamos a matéria que nos rodeia. No momento em que saímos do ventre, fomos imersos em uma sociedade de valores distorcidos e que exalta o dinheiro, o poder, a fama, a violência, valores que se chocam com aqueles pregados por Jesus, e lembrados pelo apóstolo Paulo em Gálatas 5: 22-23: “Mas  o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.
Quando Jesus falou em nascimento do espírito, Ele fez menção ao ato de contemplar a vida pelos olhos espirituais, a partir do renascer de uma nova natureza, proveniente do agir do Espírito Santo, que gera um processo de santificação e de intimidade com as coisas que vem do Alto.  O ato de proferir a aceitação de Cristo, sem nenhuma mudança de atitude, não manifesta verdadeira conversão, pois como se lê em Mateus 7: 21-23:
 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. / Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? / E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.

            É necessário muito mais que palavras. Para nascer do espírito é necessário viver no mundo, situando a nossa vida no centro da vontade de Deus. O homem nascido de novo tem a convicção plena de que as coisas que devem ser valorizadas e buscadas são aquelas que nos aproximam de Deus.  Em Mateus 7: 24 -25 Jesus afirma que:
 “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.”

            As adversidades da vida só podem ser superadas quando a base de nossa fé está na palavra de Deus, ou seja, quando conseguimos viver uma vida santificada, a tal ponto que o alicerce dela é o próprio Jesus. E esse processo de santificação somente é possível com o agir do Espírito Santo em nossa vida. Como lê-se em Gálatas 5:17:

“Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”.

O mundo é muito atrativo, tanto quanto ilusório. As alegrias por ele oferecidas são tão volúveis quanto volúvel é o tempo, mas muitos, malogrados por tantas facilidades, entram em caminhos tortuosos. O caminho que leva ao Senhor, ao contrário, é um caminho de abnegação: de si, de seus desejos, de suas vontades. Nascer do espírito é colocar-se inteiramente e incondicionalmente nas mãos de Jesus, como vemos em Lucas 9: 23-24:

“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. / Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará”.


            Nascer do espírito, muito além de palavras, consiste em abrir os olhos e enxergar o mundo como ele é: transitório. Também é compreender que fomos criados para “
as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10). Fomos criados para termos vida e vida em abundância que só é possível em Jesus, nascendo do espírito.

Andrea Grace
@andreagrace_

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Excelente reflexão. Nossas igrejas estão abarrotadas de pessoas que se consideram crentes por que um dia professaram isso publicamente, mas na verdade ainda não nasceram de novo, não se arrependeram, tão pouco se converterão. A genuína pregação do evangelho é o meio eficaz de mostrar a todos de forma cristalina o que é nascer de novo e assim alcançar os eleitos de Deus e não ser leviano com os pecadores que ainda encontram-se perdidos e não podem ter, por isso, segurança em uma salvação que não tem, isso é seríssimo!

    ResponderExcluir
  2. Coincidência ou não, estava lendo este texto com Mayara hoje...
    O nascer de novo é algo intrínseco a fato de entregar a vida a Jesus, todos os atos de um cristão devem ser voltados para a glória e a honra de Deus, o que provoca uma enorme mudança nas atitudes e comportamento. Depois disto a antiga pessoa não existe, é um novo nascimento.

    ResponderExcluir
  3. Não há muito o que se comentar quando nos deparamos com um texto tão bem elaborado, sinto-me feliz de vê que o Senhor tem usado e alcançado pessoas de elevado grau intelectual, fazendo-as humildemente , sentir-se pequenas e frágeis,e se dispondo a abrir seu coração,e falar de quão maravilhoso é enxergar a transformação que nos torna novas criaturas em Cristo e por Cristo Jesus.Ótimo texto filhota!

    ResponderExcluir