sexta-feira, 28 de outubro de 2011

UMP Entrevista: Banda Aeroilis


Banda Catarinese, com dez anos de estradas e belas composições que misturam melodias envolventes e letras com conteúdo introspectivo e cristão, Aeroilis é formada pelo quarteto Raphael Campos, Alan Wenning, Fernando Silveira e Arvid Auras. Conversamos com eles sobre a banda, seus projetos e suas convicções:

01 - Antes do início do AEROILIS, certamente vocês oraram, sonharam e idealizaram como tudo seria. Contem-nos como foi o começo de tudo e quais foram as maiores dificuldades e/ou dúvidas que se levantaram diante de vocês nessa fase inicial, que além de muito empolgante, deve vir acompanhada de muitos questionamentos.
(Raphael) Na realidade o início da banda não foi bem planejado ou idealizado. Tudo se deu de forma bem natural. Éramos um grupo de amigos, músicos, de longo tempo e tínhamos no gosto musical e na caminhada de fé o "algo em comum". Um dia marcamos pra fazer um som juntos. Foi esse o início da banda, sem muitas pretensões. Com a saída de dois amigos da banda, o Eduardo (baixista) em 2004 e o Fejaum (guitarrista) em 2008, entraram dois outros grandes amigos que foi o Alan e o Fi. Todos somos praticamente amigos de infância. Acredito que se estamos juntos até hoje é por causa do vínculo de amizade que temos. Nós nos divertimos muito quando tocamos e a banda se tornou o elo que une todos nós e nossas famílias. Quanto às dificuldades, foi difícil quando o Eduardo e o Fejão deixaram a banda. De vez em quando também rola alguns desentendimentos entre a gente, mas nada que não se resolva com uma rodada de café. Na verdade, não me recordo de grandes dificuldades com relação a banda, até porque sempre a colocamos em segundo plano nas nossas vidas. Cada um tem sua família e elas estão em primeiro lugar.

02 - Nas músicas de vocês é possível perceber de forma bem nítida que as composições são bastante introspectivas e subjetivas, soando quase sempre como um relato de experiências particulares transformadas em canções, e isso acaba por fazer com que outros se identifiquem com elas. Isto é feito de maneira proposital, por uma postura filosófica e teológica da banda, para alcançar pessoas que muitas vezes fogem do "evangeliquês", ou ocorre naturalmente, por uma questão de estilo de composição?
(Raphael) .  As nossas letras refletem a nossa verdade. Cada um da banda tem um estilo distinto de escrever. Acredito que nenhum da banda se sentiria confortável em utilizar uma linguagem de "estética gospel" ao compor, simplesmente porque não seria a verdade de ninguém da banda.  Não temos nada contra, porém não é assim que somos e não mudaríamos pra se enquadrar em um padrão de linguagem. Como nós tratamos a nossa música como arte e não temos compromisso em ter que vender cds em igrejas, nos sentimos livres pra escrever o que quisermos, sem obrigação de ter que agradar um segmento.  Por outro lado, como somos cristãos, nossas experiências de vida e de fé estarão inevitavelmente estampadas nas letras.


03 - Na comunidade oficial do orkut percebemos que entre as comunidades relacionadas estão as de Coldplay e Travis. A influência do rock britânico é perceptível no som de vocês, o que acaba criando uma sonoridade singular em nosso cenário musical. Em se tratando, da chamada música "secular", ainda temos um tabu de nosso meio evangélico, como vocês lidam com estas questões? Também compreendem que as manifestações musicais, são arte e assim revelam a graça comum de Deus?
(Raphael) O Rock britânico sempre foi uma das nossas fortes influências, realmente. Além desses, somos bastante influenciados pelo rock Americano e pelas bandas de rock Australianas. Em se tratando de ouvir música "secular", o problema do meio evangélico é que se criam essas "regras" do que  pode e do que não se pode fazer. Antigamente em algumas igrejas, não se podia assistir televisão porque era "pecado". Hoje em dia nessas mesmas igrejas, a tv já é liberada e não é mais pecado. É triste, porque essas regras só impedem que o cristão pare, pense e avalie o que realmente faz mal para si. Ora, se ouvir aquela música não vai te fazer mal nenhum, vai e ouça. Se ir ao cinema sábado a tarde não vai te fazer pecar, vai e assista o filme. Agora, se essas coisas te fazem pecar, então não ouça, não veja, não faça. Cada um avalie o que faz mal para si.

04 - Os grandes admiradores da banda não deixam de notar que um de seus maiores objetivos, senão o maior, é divulgar a palavra de Deus, vemos isso claramente em suas letras e também onde quero me deter, que é na atitude de disponibilizar os álbuns para download em vez de comercializá-los. Quais as pretensões da banda quanto a isso e seus motivos?
(Raphael) Disponibilizar o álbum para download gratuitamente foi a maneira que encontramos para divulgar as nossas canções, tendo em vista que não tínhamos uma distribuidora ou gravadora por trás para lançar esse disco. Porém, não temos nada contra a vender cd. Não tem nada de errado nisso e não somos contrários a isso. Inclusive estamos prensando para os próximos meses o cd físico do álbum "Nada Mais Além". Vamos lançar no formato SMD - (semi metalic disc) para baratear o custo final que vai ficar em torno de R$5,00. Porém o álbum continuará disponibilizado gratuitamente para download no site oficial da banda.


05 - Já vimos vocês falarem que têm de conciliar os trabalhos da banda com os seculares, por a banda ainda não dar condições de se dedicarem somente a ela. Como vocês lidam com isso mediante o crescimento do conhecimento do AEROILIS Brasil a fora e como a banda se vê situada hoje no cenário da música cristã nacional?
(Arvid) O Aeroilis quase sempre foi uma banda independente, acho que até por nossa postura de sempre ir um pouco contra a maré. Não só pelo fato de que nossos CD's foram gerados por recursos próprios, salvo o período intermediário que passamos pela gravadora Bompastor, mas por algumas particularidades acordadas desde o princípio da banda. Para exemplificar melhor, em 2001, praticamente todas as bandas cristãs tinham o nome com algum significado bíblico, escolhemos um que não tivesse essa conotação, por que em nossa concepção não seria o nome que nos faria uma banda cristã. Naquela época as letras das bandas seguiam um padrão, novamente optamos por outro caminho, falar de uma maneira mais reflexiva e poética, sem fazer uso do "evangeliquês", para podermos ir além do meio cristão. Em vários momentos fomos questionados e até criticados, mas por esse caminho conseguimos chegar a pessoas que gostam de música, mas que não tem contato com a igreja e também em outras pessoas que estão no meio cristão, mas que estão cansadas do "mainstream gospel". O porém disso tudo é que acabamos longe dos grandes eventos e rádios.
Como não podemos nos dar ao luxo de viver exclusivamente da música e somos meros mortais, que tem contas a pagar, temos que trabalhar mesmo, cuidar das nossas famílias e ainda achar tempo para a banda, é difícil, mas com 10 anos de banda acho que já estamos maduros quanto a isso.

06 - Acompanhamos com muita ansiedade o longo período para o lançamento do segundo trabalho da banda. Quando vocês anunciaram e o disponibilizaram para download no site oficial, postaram também algumas palavras emocionantes que pareciam retratar esse sentimento de realização de mais uma etapa de muito trabalho. Queria que vocês falassem aqui pra gente mais um pouco, até pra quem infelizmente não viu naquela oportunidade, sobre o que aquele momento representou pra vocês. E se a banda já tem novos projetos a caminho.
(Arvid) Cada CD é como se fosse um filho. Desde quando as primeiras músicas novas começam a surgir, as letras, quando começamos a discutir a linha que vamos trilhar, gravações, correr atrás de parcerias para fazer tudo acontecer, isso é às vezes cansativo e até um pouco desgastante, mas altamente recompensador.  Nossas famílias sempre foram nosso maior apoio, temos bons amigos, por isso podemos dizer que o CD do Aeroilis quando finalizado, não foi construído apenas pelo Raphael, Arvid, Alan ou Fi, mas por um grupo de pessoas que contribui de alguma forma para que aquilo seja uma etapa muito bem cumprida.
O álbum "Nada Mais Além", foi lançado primeiramente na internet e agora que irá sair a versão física, em SMD. A opção de liberar o CD foi para que um número maior de pessoas pudesse conhecer nosso trabalho, bem como a prensagem no formato SMD, baretando o custo para a venda, por que nós queremos dividir esse trabalho com o maior número de pessoas possível.
Pode ser que 2012 seja um bom ano para lançarmos um novo trabalho, mas não temos como afirmar com certeza.



07 - Que conselho a banda Aeroilis pode dar aos músicos novatos que se dedicam com amor a obra de Deus, mas, muitas vezes, passam dificuldades por falta de apoio dos levitas mais experientes?
Enviada por Zihane Twitter: twitter.com/zihane (e-mail: ziane_151@hotmail.com)
Igreja do Evangelho Universal de Sobral - CE

(Arvid) Tem uma frase em inglês que resume bem a situação: No pain, no gain. Se você não corre atrás, não se esforça não se dedica, dificilmente você conseguirá chegar onde almeja. O conselho que podemos dar é que os novos músicos tenham foco, sejam criativos, não tenham medo de sair do lugar comum e por fim, tenham uma autocrítica muito apurada.

08 - Pra terminar, vemos que vocês têm além do site oficial da banda a comunidade no Orkut, twitter, etc. Como vocês analisam o uso dessas ferramentas nos dias de hoje, bem como de blogs como esse, no meio evangélico. E queremos desde já, agradecer a disponibilidade da banda em nos atender, desejando que o nosso Deus ilumine cada vez mais o caminho do AEROILIS para que o Seu reino seja engrandecido cada vez mais através da vida e dedicação de vocês.

(Arvid) Atualmente as ferramentas da internet estão sendo muito bem utilizadas pelos artistas cristãos, até por que estamos chegando num nível de profissionalismo muito próximo ao do meio secular. Acho que a criatividade ainda é um desafio a parte no meio cristão, mas boas novidades tem surgido, como por exemplo as bandas Palavrantiga e a Tanlan.
Nós que agradecemos a oportunidade e o espaço. Aproveito o momento para convidar o pessoal a entrar em nosso site: www.aeroilis.com.br e a fazer o download completo de nossos dois CDs. Grande abraço a todos.


Entrevista feita por Everson Franklin
@eversonekarlla

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Grande entrevista galera...mandaram bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Não posso deixar de dizer que foi um trabalho desenvolvido com a ajuda preciosa da minha namorada Karlla Morais e do meu amigo Rodrigo Barros.

    ResponderExcluir
  3. Excelente... Vou curtir no Facebook! Confira no link a seguir> pt-br.facebook.com/people/Gil-Santos/100001648477867

    ResponderExcluir
  4. Por gentileza, estou procurando o contato do Raphael Campos, você teria como me passar? Sei que a banda acabou e gostaria de saber se ainda consigo comprar um CD deles. Valeu!

    ResponderExcluir