sexta-feira, 14 de outubro de 2011

UMP Entrevista: Anderson Pimentel Meneguce, presidente da CNM


Anderson Pimentel Meneguce é presidente da CNM, diácono  na Primeira IP de Nova Venécia (Espírito Santo),  mestre em Teologia (EST, 2009), Especialista em Redes de Computadores (UVV, 2004) e graduado pelo Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados (UNESC, 1999).   Durante a gestão 2006-2010 atuou na Confederação Nacional de Mocidade como Assessor da Secretaria de Ação Social da Nacional de Mocidades. Atualmente acumula o cargo de Presidente da Sinodal de Mocidade do SME, além de ser professor de Jovens na EBD.  Durante sua carreira na UMP já atuou como Presidente e Vicepresidente da Federação de Mocidade do PRNE, Presidente da UMP da PIPNV, Secretário de Marketing da FM/PRNE. Conversamos com ele sobre a CMN, assim como a assuntos relacionados às UMP das igrejas locais. Leia:

1 - Anderson, fale-nos um pouco sobre a CNM, bem como dos projetos da sua gestão.
A CNM, Confederação Nacional de Mocidade, é a junção de todas as sinodais de mocidade do Brasil. Isso quer dizer que a CNM é cada jovem presbiteriano espalhado pelo país. A cada 4 anos essa confederação promove o seu congresso nacional, que elege uma diretoria para a conduzir durante esse período. O próximo congresso será em Palmas - TO em 2014.
Os principais planos da CNM para esta gestão são:
- Estimular o jovem a compreender que suas principais ações deverão ser voltadas para a realidade da igreja local;
- Cooperar na formação teológica do jovem em conferências teológicas com a parceria do Andrew Jumper;
- Despertar a visão missionária dos jovens em viagens missionárias nacionais e internacionais juntamente com a APMT e JMN;
- Estimular o jovem a promover ações de responsabilidade social e ambiental;
- Promover encontros regionais devocionais e de treinamento de evangelismo;
- Promover um encontro nacional em fevereiro de 2012 no ES;
- Restabelecer a comunicação através do site e da revista.

2 - Quais as dificuldades encontradas pela CNM, visto o tamanho do Brasil e as diferenças regionais que também refletem-se nas igrejas. Como alcançar a todos?
A dificuldade mais crítica é encontrar pessoas que se disponham em dedicar tempo para cumprir determinadas tarefas dentro da CNM. Muitas pessoas desejam ajudar, mas não mantém uma regularidade. Isso atrapalha bastante o trabalho, pois perdemos muito tempo aguardando algo que não vem. O que ainda falta em muitos jovens o senso de missão cristã, e que nossas vidas não farão sentido se não cumprirmos nossa missão. Ao invés disso muitos jovens se comportam como se viessem a esse mundo a passeio.
Para alcançar a todos, nossos meios de comunicação devem ser eficientes. Apesar do salto que já demos, ainda temos algumas muitas dificuldades a serem sanadas, principalmente na necessidade de jornalistas para auxiliar na inserção de conteúdo no site e revistas, e pessoas que escrevam com a periodicidade e responsabilidade necessárias. Se alguém se habilitar, estamos precisando muito de jornalistas, editores de vídeo, designers e colunistas para nosso site e revista.

  
3 -  Muita gente, inclusive dentro da IPB, acha que o modelo de Sociedades Internas é ultrapassado e investe nos chamados Ministérios Jovens. Qual a sua opinião sobre o assunto?
Bem, quando comparo um modelo com o outro percebo alguns detalhes. A diferença essencial de uma sociedade interna para um "ministério" é que na sociedade o jovem tem o poder de escolher o seus representantes, enquanto que no "ministério" quem escolhe o "líder" de jovem é o conselho ou o pastor. Na essência é isso, não existem mais diferenças pelo menos na sociedade local. Isso provoca uma coisa muito triste, em geral quem estabelece "ministério" para de se federar, perdendo aquilo que é nossa maior força como sociedade interna. Elas ficam isoladas em seu próprio mundo, sem perceber que pelo Brasil temos muitos jovens iguais a eles e que eles poderiam ajudar ou serem ajudados.
Outro detalhe que me entristece é que muitos pastores dizem que a sociedade interna não funciona mas eles também não dedicam tempo suficiente para o pastoreio dos jovens da igreja dele. Então, eles decidem partir para outro modelo, estabelecem o chamado "ministério" e a partir daí passam a dar toda atenção possível aos modelos. Ora, e se ele desse toda essa atenção antes não poderia ter sido da mesma forma? O que acontece com os conselheiros que deviam estar perto dos jovens ajudando e orientando? Só pelo fato das sociedades internas terem uma diretoria não quer dizer que toda a responsabilidade pelos jovens está sobre os ombros dela, pelo contrário, a responsabilidade pelo pastoreio de toda a igreja inclusive dos jovens é do conselho e do pastor da igreja e não das diretorias. Eu desafio a qualquer pastor que dê a devida atenção aos seus jovens se a UMP da igreja dele não vai ser uma bênção na vida da igreja dele e na sociedade.
Por último, reconheço que o modelo atual administrativamente é pesado e deve ser revisto. Inclusive o Supremo Concílio em sua última reunião no ano passado estabeleceu uma comissão para rever o modelo. Vejam, em essência que são as sociedades locais de federando até juntar todo o país nada muda. O que deve ser alterado é a parte burocrática da instituição. Isso deve tornar as sociedades mais dinâmicas e fáceis de conduzir principalmente na esfera local.

4 - A CNM realizou uma conferência para jovens recentemente e programa para fevereiro um encontrão de jovens presbiterianos. Qual o objetivo desses eventos e como mobilizar os jovens a participarem?
O objetivo principal da Conferência IPB para Jovens, promovido pela CNM em parceria com o Andrew Jumper, é ajudar o jovem na sua formação teológica reformada. Esse ano tivemos a presença do Rev. John Piper, Rev. Augustos Nicodemos, Rev. Mauro Meister e Rev. Davi Charles Gomes e para o ano que vem esperamos o Rev. Paul Washer. Ele vai acontecer todos os anos por volta do mês de outubro.
Quanto ao encontro nacional, o objetivo é a adoração e comunhão dos jovens presbiterianos. Teremos nesse encontrão grandes preletores e músicos. Tudo isso junto e a certeza de que alguém que vai a um encontro desses nunca mais será o mesmo. Serão em torno de 800 jovens de todos os cantos do país em um mesmo lugar. Não existe nada parecido com isso. Falo de experiência própria, é algo inesquecível para qualquer um. Mais informações podem ser encontradas no site www.ump.org.br.


5 - Enfim, obrigado pela paciência e disposição em nos doar algum tempo. Deixe uma mensagem a todos quantos lerem o blog e para a galera da UMP da IV IPCG.
Que isso, é um prazer um uma grande responsabilidade. Para quem lê o blog, lembre-se que você foi criado e escolhido por Deus por um motivo especial, adorá-lo! Não adorá-lo somente dentro do prédio onde sua igreja se reúne, mas adorá-lo com sua vida, a cada segundinho dela. Lembre-se disso e provoque uma mudança por onde você passar. No mais, permaneçamos sempre "alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho!"



Anderson Pimentel Meneguce
@meneguce

Entrevista feita pelo Presb. Cícero Pereira
@ciceroeiris

Nenhum comentário:

Postar um comentário