quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Olhando para a História


O que seria de nós se não fosse a história. Pois é ela que sustenta a memoria de um povo. Perpetuando assim, os seus feitos e as suas conquistas durante muitas gerações. É ela quem diz quem somos e porque somos. Infelizmente quase sempre não reconhecemos a sua importância, talvez pelo fato de acharmos que seja um assunto enfadonho e anacrônico.

A igreja protestante tem uma história extraordinária. Você a conhece?

É comum escutarmos o termo protestantismo, mas nem todos sabem o que isso realmente significa. Não que tenhamos de saber cada detalhe deste acontecimento, por que sabemos de sua grandeza. Não foi um fato isolado, mas ocorreu simultaneamente em vários países da Europa, ao longo de várias décadas. Também não custa nada termos um mínimo de consideração por aqueles que defenderam bravamente a Igreja do Senhor e sua sã doutrina.

Como esquecermos as chamas das fogueiras da Igreja Medieval que consumiram grandes baluartes da reforma, como Jonh Huss, George Wishart, Patrick Hamilton, entre muitos outros que enfrentaram a fúria da religião majoritária. Homens, que não tiveram suas vidas preciosas para si mesmos, mas com bravura sustentaram a causa do Reino de Deus até o último momento de suas vidas. Seus corpos foram reduzidos ao pó, mas as suas conquistas continuam vivas até hoje.

Como não nos lembrarmos de Jonh Knox que enfrentou tamanha oposição na Escócia, perseguindo cruelmente pelo governo daquele país. Ele não descansou até ver aquela nação rendida aos pés do Senhor Jesus Cristo. O patriarca do presbiterianismo nos deixou um grande legado, muito do que somos hoje como denominação, principalmente a nossa forma de governo devemos a este reformador escocês.

Estes são apenas alguns mais significativos exemplos que nos levam a olhar para nossa historia e a entender que ela foi um importante instrumento que Deus utilizou para a preservação da verdadeira religião. Cabe-nos resguardar este acervo ideológico não só através da lembrança de nomes dos nossos irmãos reformadores, mas principalmente lutando pela supremacia das Escrituras Sagradas, entendendo a verdadeira fé, crendo que é a salvação é graça, tendo Jesus Cristo como único Senhor da Igreja e glorificando somente a Deus, o autor de toda a história.

Missionário Ericon Fábio
@ericonfabio

Nenhum comentário:

Postar um comentário