quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O absolutismo da palavra de Deus



Salmos 119: 57 a 60

No mundo secular tem sido corrente a idéia de não haver mais verdade absoluta, e que a verdade é relativa, ou seja,  a minha verdade pode não ser a sua verdade.
E porque isso tem acontecido?
Certamente por causa da total falta de observância a palavra de Deus. A palavra de Deus é a verdade absoluta, nela não há erros ou enganos.
E para exemplificar vou falar de um erro clássico, muito cometido em nosso meio, com respeito a casar-se. Uma das orientações que a bíblia nos dá sobre casamento é não se por em jugo desigual. No entanto o que mais se vê é crentes se envolvendo com descrentes, se casando e sofrendo as conseqüências da não observância da palavra de Deus. Observância e obediência! Começa a achar que não se por em jugo desigual é relativo, que pode dar certo com uma nova pessoa, apesar de ter visto que não deu certo com um monte de gente. Ora, se nem com todo dito crente se deve casar, quanto mais com quem não conhece ao Senhor.
O autor do salmo 119 afirma que Deus é na sua vida, tudo  que  precisa.  Ele enxerga e sente prazer nos mandamentos e na lei de Deus (versículo 54). Vejamos alguns sinônimos usados por ele para mostrar a importância da Palavra: testemunhos, lei, mandamentos, decretos, juízo e preceito.
No versículo 57 ele diz: “O Senhor é a minha porção; Eu disse que guardaria as tuas palavras”. E isso me faz lembrar quando me converti e de uma oração que eu já fiz e ainda faço. Você consegue se lembrar de uma oração assim: ”Senhor faz a tua vontade em minha vida, e tira de mim o que não te agrada!”? Eu acredito que todo cristão que deseja ardorosamente fazer a vontade de Deus, já fez essa oração um dia e continuará fazendo até o dia de sua morte.
Creio que o salmista devia estar em uma grande luta para obedecer a palavra de Deus. Veja a expressão (do versículo acima) “eu disse que guardaria a tua palavra”.  Há uma luta aqui e ele completa com o versículo seguinte essa idéia que trago pra vocês: “imploro de todo coração a tua graça”. Por que ele está implorando pela graça de Deus? Para poder obedecer a palavra de Deus. Seguindo o versículo,  ele continua: “compadece-te de mim segundo a tua palavra”.  E por que ele diz isso? Ele diz isso por saber que Deus é compassivo e cheio de misericórdia. Dá força ao cansado e  levanta ao caído. Deus nunca nos deixará sem resposta.
No versículo 59 ele diz: “Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos.” Ele viu que, ao ler a palavra de Deus, estava indo por um caminho errado e resolveu voltar a obediência às Escrituras, pois  elas são a resposta de Deus para ele, e claro, também para nós.
As crianças muitas vezes não sabem que caminhos estão tomando, onde estão pisando ou correndo, podendo assim cair em um lugar perigoso. Já o adulto sabe muito bem onde pisa por ter discernimento se o terreno tem lodo e, portanto, sabe se é escorregadio ou firme. Logo, não podemos andar por qualquer caminho, pois para nós o caminho é Jesus, a sua palavra é resposta para todas as nossas indagações e situações. Vejamos algumas:
No relacionamento entre pais e filhos    Colossenses 3:21, Colossenses 3:20  Efésios 6:1
No relacionamento de marido e mulher   Colossenses 3:19
Sobre dizimo  Malquias 3:10   
Sobre imposto de renda   Lucas 20:25
Sobre balança justa  Provérbios 20:23                                        


Para o Cristão não existe relativismo e sim a absoluta verdade das escrituras sagradas que devem ser observadas e obedecidas. Sigamos o exemplo do salmista quando ele diz no versículo 60, do Salmo 119: “Apresso-me, não me detenho, em guardar os teus mandamentos.”

Que Deus nos ajude.

Por Iris Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário