sexta-feira, 2 de setembro de 2011

UMP Entrevista: Missão Federal


Grupo evangelístico Interdenominacional que atua na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desde março de 2009. Como seu próprio nome expressa, possuem uma missão: fazer Cristo conhecido!  Formado por jovens estudantes dos mais diversos cursos da própria universidade e com o lema “Cada membro um missionário, cada vida uma missão”, o nosso blog entrevista a MISSÃO FEDERAL ( Luiz Augusto).


01 – A Missão Federal tem três anos de existência e um trabalho bastante consolidado.  Contem-nos um pouco do inicio do grupo desde idealização a execução.  
A Idealização da Missão Federal surgiu com um grupo de jovens da Universidade Federal de Campina Grande que haviam participado de um Projeto Missionário. Em uma das confraternizações do Projeto surgiu a idéia de continuar evangelizando na universidade, uma vez que passamos a maior parte de nosso tempo lá. Inicialmente, não tínhamos a pretensão de criar um ministério, mas, apenas, cumprir a nossa missão de evangelização pessoal, pois entendíamos que cada cristão é chamado para compartilhar de sua fé por onde anda (At 8.1-4).
Logo no retorno às aulas em fevereiro de 2009, decidimos realizar uma reunião com todos os Cristãos que tinham o mesmo interesse que nós. Já na primeira reunião ficamos surpresos com a quantidade de adeptos. Daí em diante marcamos outras reuniões para debatermos estratégias e com pouco tempo iniciamos a nossa primeira atividade evangelística – que contou com a participação de mais de 30 pessoas. Daí em diante o trabalho começou a crescer e se tornou a Missão Federal que temos hoje.
02 – Como é a dinâmica das atividades da Missão Federal dentro da UFCG? Quem pode participar e quais os dias de reunião? 
Atualmente contamos com as seguintes reuniões: um “clubinho bíblico” nas quartas-feiras, onde a bíblia é ensinada através de músicas, peças de teatro, dinâmicas de grupo e pregação; três “pequenos grupos” (PG’s) nas terças e quintas, onde nos dedicamos ao discipulado por meio do ensino; e seis reuniões de oração todos os dias de manhã e na sexta à tarde. Além destes encontros, todas as segundas nos dividimos em duplas para conversar com os estudantes e evangelizá-los de forma pessoal.
Quanto a frequentar as atividades da Missão Federal, uma vez que nosso foco é a evangelização, incentivamos qualquer pessoa, seja ela cristã ou não, a frequentar as reuniões. Contudo, da equipe – que são as pessoas que pregam, ensinam e evangelizam – somente cristãos de igrejas genuinamente evangélicas podem participar.


03 – A eficácia do projeto tem sido evidente dentro da UFCG com muitos adeptos, o movimento tem ultrapassado também os limites físicos da Universidade?
Sim! A Missão Federal tem apoiado muitos estudantes que tem procurado desenvolver atividades semelhantes em outras Instituições de Ensino Superior, tais como a Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Além disso, mantemos um blog e realizamos treinamentos e palestras sobre evangelização em igrejas e universidades.

04 – Todo trabalho que visa levar o nome de Cristo têm dificuldades. Quais os principais obstáculos superados e os obstáculos vivenciados atualmente? 
O principal obstáculo que vencemos foi o de determinar a estratégia que usaríamos na Universidade, uma vez que não tivemos orientação de grupos já consolidados e éramos totalmente inexperientes na evangelização em um ambiente universitário. Mas, graças a Deus, aprendemos muito nesses três anos e conseguimos criar um ministério consolidado, estável e com estratégias bem definidas.
Atualmente, a nossa principal preocupação é garantir a manutenção do ministério nos próximos anos. A Missão Federal possui um corpo de liderança – ao todo sete pessoas – que zelam pelo trabalho e motiva os cristãos menos experientes a cumprir a sua missão. Contudo, a primeira geração de líderes está próxima de se formar, deixando assim de estudar na universidade, e precisamos de novas pessoas experientes que possam assumir a liderança nos próximos anos.

05 - Agradecendo a participação de um projeto que tem cumprido o “ide” e formando seguidores de Cristo, pedimos que deixassem um versículo para edificação de nossos leitores.
Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2 Tm 4.1-2)
Deixamos esse versículo porque ele é bastante instrutivo no que diz respeito à obra do discipulado. Neste versículo, o apóstolo Paulo fala sobre a necessidade do discipulado por meio da pregação, correção, repreensão e exortação; da frequência, pregando quer seja oportuno, quer não; da motivação centrada em Deus que se manifestou, que reina e que julgará a sua criação; e do modo como devemos discipular, sempre com toda longanimidade e doutrina.


Em Cristo,
@LuizAugusto__
Líder da Missão Federal
@MissaoFederal

Entrevista feita por Felipe Medeiros
@felipe_ipb

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
    Romanos 10;15

    ResponderExcluir
  2. Boa! Muito massa a entrevista. Faço parte do Missão Federal e sou abençoado com tudo o que faço dentro do ministério.

    E que prossigamos "para o alvo; pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo." Fp. 3:14

    Amém.

    ResponderExcluir