quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Bem-vinda Prima


Sexta-feira, dia 23 será o início da primavera no hemisfério sul, exatamente às 6h15min. Esta estação tem um charme diferenciado das outras pelo fato de ser uma época que sempre tem sido vista como condutora de uma esperança de algo bom que virá a acontecer, ainda que muitos não saibam dizer o que. Outro aspecto interessante da estação das flores reside no fato dela separar o inverno do verão, dando um tom de serenidade e equilíbrio. Algumas belezas são incontestáveis, como o florescer dos ipês dando um colorido inigualável às nossas ruas. Para não dizer que não falei de algo negativo, há os alérgicos que não gostam muito deste pólen indo e vindo pelos nossos ares e narinas. Mas creio que o bem estar que os olhos recebem supera, e muito, o mal estar das narinas. Porque isto tudo sobre a primavera e com que objetivos falamos disso aqui? Falei inicialmente de algumas características ligadas à primavera. Quero, então, pedir licença a nossa amada estação florida para, a partir dela, tecer (ou florescer) alguns comentários acerca umas dessas características.

Equilíbrio. Para quem não sabe, o início da primavera dá-se num dia chamado equinócio, que é quando a duração do dia é exatamente igual a duração da noite em todo o planeta. Quer mais equilíbrio que isso? Além do que falamos sobre ela estar entre gélido inverno e o tórrido verão. Muitos de nós temos muito a aprender com isto, pois equilíbrio, moderação e todos os seus sinônimos possíveis tem sido algo distante das ações humanas. Optamos sempre pelos extremos (ou inverno ou verão), sem discernir que muitas vezes (na maioria delas), as melhores, mais sensatas e equilibradas estão no meio do caminho.  Muitos confundem, equilíbrio e moderação com covardia e apatia. Mas a Bíblia fala exatamente o contrário e mostra que estas são características dos cristãos, selados com o Espírito Santo. Paulo, escrevendo ao jovem pastor Timóteo, ao exortá-lo a manter-se firme na fé , o diz: Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação (2 Tm 1.7). Ou seja, buscar moderação e equilíbrio em tudo é buscar ser guiado pelo Espírito Santo de Deus.  Já escrevendo aos Filipenses, Paulo nos ensina dizendo o seguinte: Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. (Fp 4.5). E isto nos leva também, pela graça de Deus, a entender quem somos, quem Deus é, e como este entendimento deve permear toda a nossa vida. Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um (Rm 12.3). Busquemos sim, este poder do Espírito Santo. Este sim, um poder que causa mudança, transformação, e não apenas barulho e muito movimento, que no fim é só vento.

Esperança. A primavera dá sim, pelo menos a mim, a sensação de que algo bem melhor está por vir e que devo esperar confiantemente por isto. Ao pensarmos em flores brotando onde antes só havia algo murcho e sem vida me dá sempre a idéia de que momentos aparentemente ruins sempre apontam para algo muito melhor na frente. Mas com um diferencial. Olhando para frente, sem tirar a atenção de onde estamos. É exatamente aí que entra o ponto em que quero tratar. A esperança do cristão na volta de Cristo. E não esperamos isto como quem torce para algo acontecer, mas na certeza que vai acontecer, pois assim promete a Palavra do Senhor. Gl 5.5 afirma : Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.  Escrevendo aos Tessalonicenses, Paulo diz: Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? Queridos, crer e esperar a volta de Jesus Cristo não deve nos levar a viver uma vida alienada. Deve sim, nos dar a certeza de que o reino de Deus e os seus valores serão, um dia, perfeitamente estabelecidos entre os seus. Isto deve nos levar a colocar nossas ações, pensamentos, atitudes e tudo o mais,  em conformidade com os valores do reino. É isto o que Paulo diz aos Colossenses, quando afirma : Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra (Cl 3.2). Ou seja, não devem ser os valores do mundo os diretores de nossas vidas, mas os valores do reino de Deus estabelecidos nas Santas Escrituras. Ao fazermos isto, afirmamos enfaticamente a viva esperança que temos na vinda de Jesus e estabelecimento absoluto e perfeito destes valores, levando também aos homens a mensagem do evangelho da salvação.

Deus, pois, nos abençoe e nos ensine com a linda primavera.
Até a próxima.

Abaixo a letra e a bela canção de Beto Guedes sobre a estação das flores. Deliciemo-nos com tanta poesia:

Sol de Primavera

Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez
Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar
Já choramos muito, muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer
Sol de primavera abre as janelas do meu peito
a lição sabemos de cor
só nos resta aprender...



Presb. Cícero Pereira
@ciceroeiris

Nenhum comentário:

Postar um comentário